2009 ficará marcado na lembrança dos moradores de Nova Brasilândia D´Oeste. Neste ano, o município, juntamente com o município vizinho São Miguel do Guaporé, realizou um plebiscito para determinar ou não desmembramento de áreas na zona rural de São Miguel e incorporação destas à Brasilândia.
Depois de um processo de intenso debate, no dia último dia 13, os dos municípios foram às urnas manifestar a vontade da população das duas cidades. A população decidiu pelo desmembramento de parte da área de São Miguel (512 km²), agregando-a a Nova Brasilândia, com uma vitória de 10.916 votos favoráveis e 7.717 contrários, contando os votos dos dois municípios, sendo em Nova Brasilândia 9.963 votos para o sim e 168 votos para o não, já em São Miguel do Guaporé foram 7.549 para o não e 953 votos para o sim, uma diferença de 3.199 votos.
Segundo um morador da área afetada e líder da Linha 110, Sr. Dinho, “a nossa vontade é de pertencer à Nova Brasilândia, nossa felicidade está em Nova Brasilândia, tudo que fazemos é no município de Nova Brasilândia”.
Após a promulgação do resultado, o prefeito Silas Borges agradeceu o empenho de todas as pessoas que participaram ativamente no processo. “Quero destacar a atuação do deputado Valter Araújo que vem acompanhando o processo e sabe da realidade das pessoas que vivem nessa área”, e não deixando de agradecer também os deputados Luiz Cláudio da Agricultura e o deputado Jesualdo Pires, 3 parlamentares fundamentais no processo e preocupados com o bem estar das pessoas.
O prefeito ainda destacou que “essa não é uma vitória do prefeito ou dos deputados ou de qualquer outra pessoa, essa é uma vitória de todo o conjunto da população que vive na área que sempre teve assistência de Brasilândia, mas que agora vão poder contar com mais investimentos em saúde, educação, transportes, estradas, enfim, poderemos levar mais melhorias”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Aroldo Laurindo, falou em nome de todos os vereadores, “Não somos contra A ou B, somos a favor de um trabalho voltado às pessoas, somos a favor do processo democrático de escolha e este plebiscito é um exemplo claro de que estamos no caminho certo do amadurecimento da democracia”, explicou Aroldo.
Silas concluiu que, “a partir de agora, podemos começar a preparar os projetos voltados para essa comunidade. A nossa atenção será redobrada porque vamos ter a segurança de saber que estamos trabalhando para uma comunidade que sempre foi atendida por Brasilândia”. A população após a apuração do resultado se reuniu no Espaço Alternativo para comemorar a vitória que estava na garganta a 22 anos, onde comemoraram até a madrugada.