Ao invés de Assembléia, Brito quer Pronto Socorro. Só falta combinar com o prefeito
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Do contra
O deputado estadual Alexandre Brito é contrário a construção do novo prédio para a Assembléia Legislativa de Rondônia. Orçado em R$ 43 milhões, a obra deverá estar concluída em 15 meses, já que esta semana o deputado Neodi Carlos, presidente do legislativo,assinou a ordem de serviço. Para Brito, esse dinheiro deveria ser aplicado na melhoria da rede pública de saúde, inclusive a construção de um pronto-socorro na Capital. A Assembléia construiria em parceria com o município.
Para ele
O deputado está propondo que ao invés de se aplicar milhões numa obra desnecessária, seja integralmente investido na construção de um moderno hospital em Porto Velho, “diante da omissão do prefeito da Capital de assumir suas responsabilidades e construir o Hospital Municipal”, declarou Brito, que complementou, “esse não é o momento de se construir uma nova sede para a Assembléia Legislativa levando em consideração, ainda, que uma obra é orçada em um valor e no final sai quase duas vezes mais cara”. Para ele o atual prédio da ALE da forma que se encontra atualmente, acomoda com tranqüilidade e conforto, funcionários, deputados e visitantes por mais vinte anos.
Não aceita
Tem gente que não sabe que, ao ser eleito, a prioridade é a população e não as picuinhas políticas que ficam após as eleições. Roberto Sobrinho é uma dessas pessoas. Em que pese o fato de Alexandre Brito ter denunciado, durante a campanha, que a primeira-dama viajou para a Itália, acompanhando o marido a ainda recebendo diárias, Brito é deputado estadual e pensa em Porto Velho. O deputado vem tentando marcar uma audiência com o prefeito para discutir os problemas da saúde, mas não obtém retorno.
Barrado
Alexandre Brito quer ajudar a construir um pronto-socorro em Porto Velho, mas a relutância do prefeito já beirou o ridículo. Sequer a chefe de gabinete da prefeitura, Mirian Saldaña quer falar com o deputado. Esse é o tipo de comportamento mais mesquinho e infantil que existe e não poderia estão ocorrendo em uma prefeitura como a dePorto Velho. A capital precisa de um pronto-socorro e Brito tem como ajudar através de emendas, mas não consegue.
Interessante
O vereador Cláudio Carvalho (PT) denunciou nesta sexta-feira irregularidades na licitação das obras de drenagem e saneamento que estão sendo feitas pelo governo do Estado. O interessante é que sobre o caso da licitação da Avenida Vieira Caúla, que envolve a Uni Engenharia e a prefeitura de Porto Velho, o vereador simplesmente silenciou. Ele também não disse uma palavra sequer sobre a obra inacabada na Avenida Farquar. É sempre assim, o que é pra fazer, não faz.
Ecossistema
Bem tinha razão a ex-ministra Marina Silva quando disse que as usinas iriam acabar com os bagres do Madeira. Na Cachoeira do Teotônio a mortandade de peixes está deixando a população irritada e preocupada. Essa é a segunda mortandade em massa que é registrada devido a construção das usinas.
Falando nisso
O ex-senador Expedito Júnior e atual pré-candidato do PSDB ao governo do Estado em 2010 disse em entrevista ao programa Painel Político que vai ao ar na segunda-feira (23) que o próximo governante, seja ele quem for, terá que priorizar o meio ambiente em Rondônia. Júnior falou ainda sobre o suposto boicote da mídia que teria sido ordenado por Ivo Cassol. A entrevista vai ao ar meio-dia e meia de segunda com reprise às 7h30min de terça no canal 38 – RBRTV.
Ainda o programa
E em 2010 o programa Painel Político virá com novidades. Novo cenário e nova dinâmica. Continuará com 1 hora de duração, diário com reprises. O Painel Político é hoje o único programa com espaço para que políticos e sociedade em geral possa debater na televisão com tempo suficiente para esgotar as dúvidas.
Parceiro
A empresa Rodão Motos, concessionária da Honda em Porto Velho é o novo patrocinador do programa Painel Político. O contrato foi fechado esta semana e partir de segunda-feira começam a veicular os anúncios. O Rodão é uma empresa que sempre apoiou e apostou em eventos e programas locais.
Fenômeno preocupante
Agora virou rotina. Diariamente acompanhamos na mídia casos de briga entre estudantes nas escolas de ensino médio. São agressões causadas por motivos fúteis como ciúmes de namoros entre adolescentes. E a situação está ficando cada vez mais perigosa. Nesta sexta-feira (20) o jornal O Globo estampou a notícia de uma aluna de 15 anos que é suspeita de colocar chumbinho (veneno de rato) no bebedouro da sala de professores em uma escola na cidade mineira de Juiz de Fora. Recentemente o Rondoniaovivo descobriu no portal de vídeos Youtube, cenas de uma briga entre alunas do colégio Castelo Branco, feitas por um celular.
Tempos perigosos
Casos como esses deixam pais e educadores em estado de alerta e parece que estão todos perdidos nesse tema. Os pais precisam acompanhar mais de perto as atividades e o comportamento em ambiente escolar dos filhos.
Reclamações
Muitos professores andam revendo suas opções e pensam seriamente em largar a docência para seguir outros rumos. As queixas são de que os alunos hoje em dia podem tudo e a escola não exerce mais controle algum, “se você olha de modo diferente, os alunos ameaçam até processo. Sem contar que os pais, ao invés de tentarem saber o que está acontecendo,simplesmente apóiam os filhos e jogam a culpa nos professores e nas escolas”, desabafou um educador que conversava comigo ontem.
Na telinha
E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira a partir das 12h30mine aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir do meio-dia e meio. Reprise dos programas às 7h30min da manhã.
Twitter
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!