A aprovação da PEC que garante a transposição dos servidores do ex-território para o quadro da União (luta vencida na Câmara Federal e no Senado), passou a ser um parâmetro para que o Sindicato dos Bancários de Rondônia (Seeb) engajasse na luta para garantir o mesmo benefício aos ex-funcionários do extinto Beron, que estavam contratados até 1991. Para que o assunto fosse debatido, a entidade reuniu na tarde de quarta-feira, com mais de 200 ex-beronianos para que fosse analisar a possibilidade de uma Ação Jurídica em busca da transposição.
“Não estamos inventando situações. Juridicamente, é defendida a possibilidade, assim como aconteceu em outros estados cujos servidores foram transferidos para o quadro da União, como Amapá e Roraima. Lógico, a princípio estamos buscando respaldo jurídico”, comentou o presidente do sindicato, Cleiton dos Santos.
A assembléia geral extraordinária com os ex- empregados do Banco do Estado de Rondônia – BERON – foi realizada para que fossem discutidos quando à possibilidade da transposição para os quadros da União Federal dos empregados do BERON que estavam em exercício de suas funções até dezembro/1991.
Uma Ação Jurídica similar, explica Cleiton, também está sendo defendida por entidades que representam servidores da Ceron e da Caerd, com grandes possibilidades de que os servidores daquela época sejam transferidos para quadro federal.
“Diante dessa similaridade, vimos uma possibilidade de atender também os ex-beronianos. Durante a assembléia geral, pudemos avançar nas discussões e, inclusive, foi criado uma comissão, composta por 11 pessoas, que fará todo um acompanhamento e aprofundamento em torno do assunto”, destacou o presidente.
Após a reunião, ficou definida outra assembléia no dia 18 deste mês, para que todas as informações colhidas sejam debatidas, já com subsídios visando a Ação.
Segundo prevê os diretores do Seeb, a Ação Jurídica deve ser ingressada no início do ano que vem na Justiça Federal. Para Cleiton, a PEC da Transposição criou um contexto favorável para que a luta também seja encampada pelo sindicato, visando justiça aos ex-funcionários do extinto Beron.