Agricultores aprendem práticas de higiene na fabricação de queijos

Agricultores aprendem práticas de higiene na fabricação de queijos

Agricultores aprendem práticas de higiene na fabricação de queijos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A qualidade do leite não está só na ordenha, mas também na hora de produzir alimentos de derivados lácteos. Essa foi a proposta do Curso de Derivados do Leite realizado durante a 3.ª Exposição Agropecuária do Leite - Expoleite, em Ouro Preto do Oeste.
A segurança alimentar é hoje, um dos fatores mais importantes na manipulação de alimentos. A necessidade de cuidados especiais na fabricação, processamento, armazenagem e transporte dos alimentos a serem consumidos por seres humanos é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões sobre alimentação de qualidade e vida saudável.
O aumento da produtividade leiteira no estado tem levado os agricultores da agricultura familiar a produzirem queijos, iogurtes, manteigas e outros derivados agregando assim, mais valor ao seu produto e com isso, a necessidade de se trabalhar os cuidados necessários e a produção de novos produtos alimentares.
O curso de Derivados do Leite foi ministrado por Clemente Alves Batista, técnico em agroindústria e contou com a participação de 12 agricultores. Segundo a extensionista da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Maria Verônica Oliveira, é importante ressaltar que “para se obter um produto com qualidade é de fundamental importância a obtenção de um leite de boa qualidade, o qual é conseguido através da qualidade higiênica do leite, observando o estado de sanidade do rebanho, as características higiênicas do manuseio de animais, as condições higiênicas do ordenhador, do equipamento de ordenha e recipientes de transporte, da qualidade da água, etc., como também a adoção das boas práticas de fabricação de alimentos durante o preparo dos produtos”, e essa foram as orientações repassadas aos participantes.
O curso contou também, com aulas práticas utilizando-se parte do leite oriundo do Concurso Leiteiro, realizado também, durante a Expoleite.
Foram fabricados queijo mussarela em barra, em trancinha, palmitinho e nozinho, queijo minas frescal, queijo minas, meia-cura, ricota, achocolatado, doce de leite em pasta e iogurte. Todas essas iguarias foram servidas para degustação, durante o Concurso da Garota Proleite.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS