A qualidade do leite não está só na ordenha, mas também na hora de produzir alimentos de derivados lácteos. Essa foi a proposta do Curso de Derivados do Leite realizado durante a 3.ª Exposição Agropecuária do Leite - Expoleite, em Ouro Preto do Oeste.
A segurança alimentar é hoje, um dos fatores mais importantes na manipulação de alimentos. A necessidade de cuidados especiais na fabricação, processamento, armazenagem e transporte dos alimentos a serem consumidos por seres humanos é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões sobre alimentação de qualidade e vida saudável.
O aumento da produtividade leiteira no estado tem levado os agricultores da agricultura familiar a produzirem queijos, iogurtes, manteigas e outros derivados agregando assim, mais valor ao seu produto e com isso, a necessidade de se trabalhar os cuidados necessários e a produção de novos produtos alimentares.
O curso de Derivados do Leite foi ministrado por Clemente Alves Batista, técnico em agroindústria e contou com a participação de 12 agricultores. Segundo a extensionista da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Maria Verônica Oliveira, é importante ressaltar que “para se obter um produto com qualidade é de fundamental importância a obtenção de um leite de boa qualidade, o qual é conseguido através da qualidade higiênica do leite, observando o estado de sanidade do rebanho, as características higiênicas do manuseio de animais, as condições higiênicas do ordenhador, do equipamento de ordenha e recipientes de transporte, da qualidade da água, etc., como também a adoção das boas práticas de fabricação de alimentos durante o preparo dos produtos”, e essa foram as orientações repassadas aos participantes.
O curso contou também, com aulas práticas utilizando-se parte do leite oriundo do Concurso Leiteiro, realizado também, durante a Expoleite.
Foram fabricados queijo mussarela em barra, em trancinha, palmitinho e nozinho, queijo minas frescal, queijo minas, meia-cura, ricota, achocolatado, doce de leite em pasta e iogurte. Todas essas iguarias foram servidas para degustação, durante o Concurso da Garota Proleite.