COMBATE À RAIVA - Idaron realiza atividades de educação sanitária em Ariquemes

COMBATE À RAIVA - Idaron realiza atividades de educação sanitária em Ariquemes

COMBATE À RAIVA - Idaron realiza atividades de educação sanitária em Ariquemes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última segunda-feira (28), foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Raiva. Para celebrar a data e manter a doença distante do rebanho rondoniense, a supervisão regional da Idaron em Ariquemes (198 quilômetros de Porto Velho) realiza nesta semana uma série de atividades de educação sanitária naquele município. Servidores do órgão são responsáveis por ministrar palestras, reuniões e ir à entrevistas em programas de rádio e televisão, além de fazer vários pits stop em parceria com agentes de saúde e a Guarda Municipal de Ariquemes.
 
De acordo com Alencar Pedralli, supervisor regional da Idaron em Ariquemes, a participação dos moradores da cidade é muito importante. “É necessário que toda a população do município participe das blitzes e ouça com atenção as orientações dadas pelos servidores do órgão durante as participações em emissoras de rádio e televisão. Qualquer dúvida ou alteração em animais é só procurar qualquer escritório da Idaron”, disse ele.
 
RAIVA
 
A raiva é considerada uma das zoonoses (doenças que acometem humanos) que mais preocupam a Saúde Pública. Além da letalidade, não há cura, bem como pelo elevado custo social e econômico, principalmente ao agronegócio.
 
O mal é causado por um vírus que ataca bovinos, búfalos, cavalos, burros, mulas, ovelhas, suínos, cães e gatos e pode ser transmitida ao homem. O principal transmissor da raiva dos herbívoros é o morcego hematófago (que se alimenta de sangue) Desmodus rotundus, que ao morder os animais transmite o vírus presente em sua saliva.
 
O controle é feito com a vacinação anual de todos os animais. A imunização é feita em bichos acima de três meses de idade. Caso seja a primeira dose, o reforço acontece após 30 dias. Se a pessoa for mordida ou arranhada por algum animal com suspeita de infecção, deve procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo de onde estiver. Qualquer informação ou denúncia pode ser feita pelo telefone 0800-704-9944.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS