Estado capacita equipes com participantes de todo Estado em “Atenção Básica de Saúde”

Estado capacita equipes com participantes de todo Estado em “Atenção Básica de Saúde”

Estado capacita equipes com participantes de todo Estado em “Atenção Básica de Saúde”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o tema ‘A Saúde de Adolescentes e Jovens’, a Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está realizando uma capacitação para equipes de Atenção Básica de Saúde com 80 participantes de todo o Estado, nesta segunda e terça-feira, 31 de agosto e 1º de setembro.
 
O evento, realizado nas dependências do Rondon Palace Hotel, está sendo organizado por comissões das coordenações estaduais de Saúde do Adolescente, da Atenção Básica, da Criança e Adolescente, da Saúde Bucal, da Mulher, do Programa de Imunizações e Saúde Mental.
 
De acordo com a gerente do GPES, Margareth Confort Lang, a capacitação tem por objetivos abordar temas como crescimento e desenvolvimento; sexualidade e saúde reprodutiva e principais problemas clínicos; promoção do protagonismo juvenil através da participação solidária, fortalecer ações de prevenção às drogas, ressaltando seus riscos para os jovens; assegurar o atendimento integral a adolescentes de ambos os sexos em situação de violência sexual, doméstica e abuso sexual.
 
De acordo com a gerente, a capacitação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, com a finalidade de discutir sobre o fortalecimento dos vínculos familiares e de ações intersetoriais entre a Educação e a Saúde.
 
A programação da capacitação está assim definida: Adolescência e Identidade; Adolescência e Sexualidade; Desenvolvimento Puerperal; Crescimento e Desenvolvimento; Avaliação Nutricional; Alimentação Saudável; Estudo de Caso de Contracepção e Gravidez na Adolescência; Programa Saúde na Escola – Fortalecendo o Protagonismo Juvenil; Programa Sorriso Saudável; Imunização – Esquema de Vacinação para Adolescentes; Estudo de Caso – Violência Sexual contra Adolescentes; Estudo de Caso – Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/Aids; Atenção à Saúde Mental de Adolescentes; Atendimento Psicossocial e Prevenção e Combate às Drogas.
 
Histórico da situação juvenil: Os adolescentes representam 30,3% da população brasileira, de acordo com o IBGE. A grande maioria, cerca de 84% dos adolescentes e jovens brasileiros vivem nas áreas urbanas, enquanto 16% nas áreas rurais. Para assegurar que esse elevado número de jovens tenha seu potencial considerado, é necessário que tenham acesso universal a bens e serviços que promovam a saúde e a cidadania. O Ministério da Saúde adota a convenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) que delimita o período entre 10 a 19 anos, 11 meses e 29 dias de idade como adolescência e o período situado entre 15 e 24 anos como juventude, havendo uma interseção entre a adolescência e os primeiros anos da juventude.
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS