SAÚDE - HB investe na tecnologia nos tratamentos de alta complexidade
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governador Ivo Cassol, o secretário de Saúde Milton Moreira e o diretor do Hospital de Base, médico Amado Ahamad Rahhal, estão anunciando para o inicio de agosto de
Segundo o planejamento, aproximadamente R$ 18.000.000,00 (dezoito milhões de reais) serão aplicados na reforma e construção de inúmeros novos setores de prestação de serviços de saúde do maior hospital de tratamento de alta complexidade de Rondônia. Os recursos são oriundos de numa parceria com o consórcio de empresas que estão construindo as Hidroelétricas do Rio Madeira, como compensação social, e o Governo do Estado.
Segundo o diretor Amado Rahhal a reforma do HB contempla toda a estrutura física da instituição. Será construída uma nova Unidade de Terapia Intensiva Neo Natal com 12 leitos, uma ala de clínica médica com 70 leitos, setor de oncologia com radioterapia, quimioterapia e braqueterapia.
A cozinha e refeitório serão ampliados, assim como o almoxarifado. Também está prevista a construção de um novo estacionamento interno e externo, reforma da psiquiatria, reforma de todos os corredores do HB e a construção de um novo auditório com capacidade para 200 lugares.
Outro setor que receberá melhorias visará a implantação e modernização de todo o sistema de prevenção de acidentes, a construção de quatro salas de aulas, para residência médica, acadêmicos e estagiários, bem como a construção de alojamento para atenderem médicos e plantonistas.
Será construída uma nova lavanderia, um galpão para acondicionamento ecológico de todo o lixo hospitalar, uma estação de tratamento de esgoto sanitário hospitalar, obedecendo todas as exigências ambientais.
A grande migração do sul para Rondônia, e a baixa operacionalidade das secretarias de saúde da prefeitura da capital, principalmente, transfere injustamente a responsabilidade dos tratamentos de baixa complexidade para os hospitais de Porto Velho, enquanto os recursos redistribuídos pelo Sistema Único de Saúde-SUS, continuam indo para os municípios. “Além disso, continuam vindo para o H.B. os pacientes que bem poderiam receber tratamento nos hospitais e postos de saúde de cada cidade”, declarou o diretor do hospital, Amado Rahhal.
Segundo o governador Ivo Cassol, “com esses investimentos o Hospital de Base, vai poder oferecer mais e melhores serviços nos tratamentos de alta complexidade, mas é preciso que a prefeitura de Porto Velho faça a parte que lhe compete, que é um hospital municipal, um pronto socorro para emergências, dinheiro para isso tem das compensações das usinas”, afirmou.
Amado Rahhal, concluiu dizendo que após as reformas deverá aumentar em mais de 50% o número de cirurgias de coração, joelho, coluna, bariátrica e oncológicas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!