Cooperativismo é alternativa na crise

Cooperativismo é alternativa na crise

Cooperativismo é alternativa na crise

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cooperados encontram no sistema uma alternativa de trabalho que proporciona “driblar” a crise financeira

 

Em tempos de crise financeira não faltam especulações sobre o impacto na economia local. A falência de empreendimentos sólidos alarmou muita gente e fez com que a sociedade passasse a buscar alternativas para driblar o momento de instabilidade.

E uma das maneiras encontradas por muitos foi o ingresso no sistema cooperativista que tem registrado crescimento, mesmo na atual conjuntura. Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o faturamento das cooperativas alcançou cerca de R$ 86 bilhões em 2008, o que corresponde a um crescimento próximo de 15% sobre os R$ 72 bilhões registrado em 2007.

O sistema que tem como princípio a reunião de pessoas é tão forte no mundo que tem até data comemorativa. Há 86 anos, a Aliança Cooperativa Internacional lançou o “Dia Mundial do Cooperativismo”, comemorado a cada primeiro sábado de julho.

Atualmente 7,8 milhões de pessoas são associadas a mais de 7,6 mil cooperativas. Entre 2002 e 2008, foi registrado um crescimento de 162% no número de associados. A evolução dos números reflete o potencial de crescimento do cooperativismo no País, que hoje emprega 254 mil pessoas e responde por 1,5% do Sistema Financeiro Nacional.

Em Ji-Paraná, na área da saúde, por exemplo, o cooperativismo de trabalho médico, representado pela Unimed, completou 14 anos gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento do município. Hoje, integram a Unimed Ji-Paraná 125 médicos cooperados, mais de 10 mil clientes e quase 100 colaboradores.

O médico pediatra Gilberto Domingues é um exemplo de profissional que buscou no cooperativismo forças para alavancar empreendimentos. “Fazer parte de um grupo fortalece a classe e possibilita a busca de melhores condições de trabalho”. Fundador e atual diretor presidente da Unimed Ji-Paraná, ele já fez parte do Conselho de Administração da Unicred Cooperativa de Crédito Diretor, foi presidente da Cooperativa de Criadores de Avestruz e da Elo Cooperativa de Consumo. “É nas dificuldades que aparecem os principais pilares da cooperação: ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade”, afirma.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS