EXPOVEL - MPF recomenda à Prefeitura que a “Cavalgada” não utilize o Complexo da EFMM para concentração de animais e veículos

EXPOVEL - MPF recomenda à Prefeitura que a “Cavalgada” não utilize o Complexo da EFMM para concentração de animais e veículos

EXPOVEL - MPF recomenda à Prefeitura que a “Cavalgada” não utilize 

o Complexo da EFMM para concentração de animais e veículos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A recomendação foi emitida para a prefeitura de Porto Velho e para a Aspro

 

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) emitiu ontem, 3 de junho, uma recomendação para que a prefeitura da capital não permita e que a Associação dos Produtores Rurais de Porto Velho (Aspro) não utilize o Complexo da Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) para permanência ou concentração de animais, veículos e pessoas no próximo sábado, dia 6, durante a realização da 'Cavalgada Expovel 2009'.

 

A recomendação do MPF considera que a Cavalgada não tem autorização por parte do Poder Público para a sua realização, precisando, ainda, de regulamentação para se enquadrar nas premissas do ordenamento jurídico brasileiro em benefício direto da defesa dos Direitos Humanos e Direitos dos Cidadãos, defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Público, Histórico, Cultural e Artístico.

 

A procuradora da República Nádia Simas Souza enfatiza que o Complexo da Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré tem excepcional valor cultural e integra o Patrimônio Cultural Brasileiro, estando em fase de restauração. Segundo a procuradora, “a aglomeração de pessoas, animais e veículos no local poderá trazer danos irreparáveis ao Complexo da Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e, conseqüentemente, ao Patrimônio Cultural Brasileiro”.

 

O MPF lembra que o local também constitui parte do patrimônio público da cidade e que, na condições de bem de uso comum, merece atenção especial por parte da administração pública, cabendo à prefeitura zelar pela sua integridade, disciplinando e policiando a conduta do público ou dos usuários especiais, assegurando sua conservação e correta utilização.

 

A procuradora ressalta que a recomendação é um instrumento de atuação do MPF, que tem por finalidade a observância das leis. O descumprimento da recomendação poderá originar a adoção das medidas judiciais e extrajudiciais necessárias, além da responsabilização das pessoas físicas e jurídicas que causarem eventual prejuízo ao patrimônio cultural.

 

SERVIÇO

 

O MPF disponibiliza canais de atendimento aos cidadãos que queiram registrar suas reclamações em assuntos da área de atuação do órgão. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail denuncia@prro.mpf.gov.br, telefone (69) 3216-0500, em Porto Velho, e (69) 3411-2400, em Ji-Paraná.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS