Medida do TJ-RO sobre recebimento de salários revolta servidores

Medida do TJ-RO sobre recebimento de salários revolta servidores

Medida do TJ-RO sobre recebimento de salários revolta servidores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Servidores do Poder Judiciário Estadual estão insatisfeitos com medida do órgão que restringe o recebimento dos salários a uma única instituição financeira. De acordo com o oficio circular 10/09/GAB/PR, da presidência do Tribunal de Justiça, a partir de julho os créditos salariais estarão restritos ao banco HSBC. Ainda de acordo com o ofício, a centralização da folha de pagamento no HSBC se dará em virtude de convênio firmado com o banco.
De acordo com a gerência da agência do banco em Vilhena, os servidores que não tem conta no HSBC deverão procurar a instituição para abrir uma conta corrente. Caso o servidor não queira movimentar a conta, o HSBC promoverá a transferência dos recursos, sem custo, para outro banco a ser informado pelo servidor. O problema é que, mesmo com a transferência gratuita e, movimentando ou não a conta, o servidor não será isento da tarifa de manutenção mensal. Medida que segundo, os servidores trará prejuízos.
 O HSBC pratica uma das maiores tarifas entre as instituições bancárias de Rondônia. A tarifa de manutenção de conta mensal mais barata do banco é de R$ 20,00. Em Vilhena, particularmente, diversos servidores encerraram suas contas no HSBC nos últimos meses, optando por bancos com tarifas mais baratas. “Encerrei minha conta no HSBC no ano passado devido o alto valor das tarifas. No meu novo banco a tarifa é bem menor, o que me dá uma economia de mais de R$ 100,00 por ano, apenas com as taxas de manutenção”, diz o servidor José Lopes.

No entanto, a medida só será valida em oito das 25 comarcas de Rondônia. Apenas nas cidades onde o HSBC possui agências: Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. “Nas demais cidades, o servidor vai poder continuar recebendo em outros bancos, o que torna a medida discriminatória”, completa Lopes. A indagação que os servidores fazem é que, se a justificativa é centralizar os pagamentos, porque não se procurou firmar convênio com um banco que tenha agências em um número maior de cidades. De preferência um banco público, já que o Tribunal de Justiça também é um órgão público.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS