Idaron procura tranquilizar rondonienses sobre Gripe Suína

Idaron procura tranquilizar rondonienses sobre Gripe Suína

Idaron procura tranquilizar rondonienses sobre Gripe Suína

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta quarta-feira (29), o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Augustinho Pastore, procurou tranquilizar a população do estado sobre o surto de Gripe Suína (Influenza), doença que foi confirmada em oito países e tem como principais focos o México, onde morreram mais de 140 pessoas, e os Estados Unidos, que têm 25 casos confirmados. “Não há nenhuma possibilidade desta doença chegar até Rondônia via animais, já que fazemos um monitoramento intensivo do transporte e abate de suídeos (suínos domésticos, selvagens e javalis) feitos dentro do estado”, disse Pastore.

Mas o titular da Idaron pede que todos tenham cuidado com o surto, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) está convocando reuniões diárias, o que leva a OMS, em breve, a classificá-la como pandemia (doença que atinge várias regiões do planeta). “Com a tecnologia, os males chegam mais rápido a vários cantos do mundo. Você pode ir de Rondônia até ao México em pouco mais de um dia. Se alguma pessoa que esteve na América do Norte e resolve vir para cá, corremos um sério risco de sofrer transtornos”, afirmou ele.

O órgão que cuida da sanidade animal também dá algumas orientações às pessoas que tem dúvidas se podem ou não consumir derivados dos suídeos com o surto da Influenza. “A Idaron aumentou ainda mais a vigilância dos produtos derivados destes animais. Prova disso, é que conseguimos há pouco tempo a certificação de área livre de Peste Suína Clássica, que é uma doença muito mais agressiva, parecendo com a dengue hemorrágica, só que nos suídeos. Pode consumir tranquilamente a carne ou produtos destes animais, já que quando bem cozidos, a mais de 70ºC, o vírus H1N1 não consegue resistir”, apontou Leandro dos Santos, médico veterinário e diretor técnico da Idaron.

 

Apoio

 

Caso algum produtor perceba algum sintoma diferente em um suídeo (suínos domésticos, selvagens e javalis) da sua propriedade, deve procurar um dos 75 escritórios ou 14 postos de fiscalização fixos da Idaron e comunicar o fato. Desta maneira, os profissionais da autarquia poderão tomar providências para evitar que a Gripe Suína cause problemas para a população de Rondônia.

Depois, o produtor que tiver contato com animais possivelmente doentes, deve procurar uma unidade de saúde, especialmente o Cemetron (Centro de Medicina Tropical de Rondônia) para melhor atendimento.

 

Doença

 

A gripe suína é uma doença infecto-contagiosa ocasionada por uma variante do vírus influenza H1N1. A transmissão pode ocorrer pelo contato com animais infectados (porco-homem) e também entre humanos (homem-homem). O consumo de carne de porco não acarreta doença, uma vez que o vírus é inativado pelo calor e tem esse nome por ter material genético (DNA) de porcos, humanos e até aves.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS