Assembléia Legislativa diploma pastor Joel Holder como juiz arbitral em RO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O pastor presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus (IEAD) de Porto Velho, Joel Holder foi diplomado e nomeado como juiz arbitral na manhã desta terça-feira (14) na Assembléia Legislativa do Estado, na presença de parlamentares, amigos e familiares em sessão extraordinária sob a proposição do deputado Maurão de Carvalho (PP).
Além do propositor e do indicado, a mesa presidida pelo presidente da Casa, deputado Neodi Carlos (PSDC) foi composta pelos deputados Valter Araújo (PTB) e Ezequiel Neiva (PPS), juiz arbitral e diretor institucional do Tribunal de Justiça Arbitral e Mediação dos Estados, pastor Hélio Portela, Agnaldo Muniz, representante do presidente do Cemaderon, pastor Nelson Luchemberg, pelo presidente da Fundação da Assembleia de Deus (Fundad), Lael Ézer da Silva e o pastor da IEAD de Ariquemes, Nelis dos Santos.
A Justiça Arbitral já é usada em outros Estados do país como forma de desafogamento da Justiça comum, com sentença equivalente à judicial, criada pela Lei 9.307 de 23 de setembro de 1996. “A aplicação da Lei foi avaliada e aprovada também pelo Supremo Tribunal que considerou a celeridade de processos na Justiça Estatal”, explicou Portela. Segundo ele, a partir de agora, começa uma nova fase no Estado de Rondônia. “A nomeação do excelentíssimo pastor Joel Holder como juiz é um marco para história da região, que sai na frente de muitos outros Estados do país que ainda desconhecem a Lei e sua funcionalidade com praticidade”, justificou.
Neodi Carlos parabenizou o deputado Maurão pela iniciativa da indicação e a toda a bancada evangélica pela promoção de eventos que enriquecem a Casa, e em prol de melhoria para a sociedade de Rondônia. Valter Araújo concordou com o presidente e acrescentou que a população não tem com o que se preocupar. “O cidadão pode ficar tranqüilo sabendo que será julgado com o rigor do pastor, mas com amor e temor diante de Deus. Conte conosco, excelência, para o que precisar na captação de recursos através de emendas e votações desta bancada para a estruturação de um tribunal para o Estado”, disse ao novo juiz arbitral.
O deputado Luiz Cláudio (PTN) lembrou o desempenho de Holder como pastor e todo o trabalho desenvolvido junto à comunidade evangélica. “Estou muito satisfeito em saber que alguém com princípios cristãos e tamanha capacidade esteja à frente deste cargo tão importante”. Ezequiel Neiva enfatizou a responsabilidade do pastor aumenta. “Quantas vezes os irmãos já devem ter lhe procurado em busca de conselhos, e agora não será mais apenas conselhos, mas o sábio julgamento do juiz”.
No final da sessão solene, o novo juiz arbitral, pastor Joel Holder recebeu todas as condecorações típicas da função e fez o juramento diante da bandeira do Brasil, seguido de um discurso emocionado. “Nos Salmos 119, versículo 105 diz: Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para os meus caminhos”. Segundo Holder, a amplitude da responsabilidade que cabe a ele no exercício do cargo é uma preocupação a mais. “Mas agradeço a Deus pela honra e por sempre nos orientar em tudo nesta vida, e assim o Senhor pode continuar abençoando nossas vidas”, declarou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!