Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento discute os impactos da crise econômica nos estados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A abertura do Fórum contou com a presença do governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, que reforçou a importância dos secretários do planejamento para o país, destacando a troca de experiências entre os estados como forma de fortalecer os instrumentos de planejamento.
O evento foi conduzido pelo Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento e Secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral de Rondônia, João Carlos Gonçalves Ribeiro, com a presença do anfitrião secretário de Planejamento e Gestão do Distrito Federal, Ricardo Pinheiro Penna, do subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha e do Superintendente Nacional de Produtos de Repasse da Caixa Econômica Federal Ivan Domingues das Neves.
Dentre os temas tratados no primeiro dia, o economista e consultor Cláudio Porto ministrou a palestra sobre os cenários macroeconômicos da crise, destacando que o primeiro passo é que seja feito um diagnóstico sobre a crise, sendo este de responsabilidade das Secretarias do Planejamento, e ressaltou a importância da interligação entre os estados, já que a crise atua de maneira diferente em cada um deles. O subsecretário do Planejamento do Rio de Janeiro, Paulo Vicente dos Santos Alves, apresentou palestra sobre a visão estratégica da crise econômica mundial, e, no período da tarde, os assuntos apresentados na pauta foram: as obras do PAC e a Elaboração e Execução de Projetos, apresentado pela Caixa Econômica Federal, e o andamento do PAC, apresentado pelo Assessor da SPI Márcio Medeiros.
No último dia (20) os secretários de Planejamento receberam o Ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, que falou sobre a crise Mundial e o Projeto Nacional, destacando o trabalho do CONSEPLAN. Foi ainda apresentada palestra sobre o impacto da crise sobre os Estados Brasileiros, pelo palestrante Francisco Carlos Teixeira da Silva, convidado da Fundação Dom Cabral.
Na reunião, os secretários Estaduais do Planejamento de todos os estados elaboraram uma "Carta Aberta do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento", apresentando as preocupações dos estados na busca de soluções concretas em prol da superação da atual crise. Nesta carta o Conselho apresentou duas linhas de ação interligadas na busca de minimizar os impactos da crise que são: austeridade no setor público e a busca da cooperação para o desenvolvimento. Após a elaboração e aprovação da Carta, os secretários de Planejamento receberam o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão Paulo Bernardo, ao qual entregaram a Carta.
O Presidente do CONSEPLAN e Secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral de Rondônia, João Carlos Gonçalves Ribeiro, pontuou como positivo o encontro e destacou que, com as trocas de experiências e discussões apresentadas é que podemos vislumbrar a possibilidade de estabelecer condições para que o Brasil realize a travessia desta crise de maneira menos traumática e com valorização do planejamento e soluções sustentáveis.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!