Matrículas na rede estadual de ensino batem recorde na capital

Matrículas na rede estadual de ensino batem recorde na capital

Matrículas na rede estadual de ensino batem recorde na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Enquanto a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) permanece com o processo de matrículas em todos os municípios para o ano letivo 2009, que começará oficialmente em 2 de março, a Representação de Ensino em Porto Velho contabilizou aumento do número de alunos de pelo menos 25.407 em relação ao ano anterior, dos quais 5.878 são para o ensino fundamental e 19.529 para o médio. Conforme a secretária Marli Cahulla, para este ano já foram matriculados até agora 103.317 alunos contra 77.910 atendidos em 2008 pelas 86 escolas da jurisdição da Capital, que envolve também os municípios de Candeias do Jamari, Itapuã e respectivos distritos, à exceção de Extrema, que pertence à Capital, mas conta com a própria Representação de Ensino da Seduc.
Do total de matrículas realizadas no ano anterior, segundo o representante de Ensino da Seduc na Capital, Marcos Meireles, 55.195 foram para o ensino fundamental e 22.715 para o ensino médio, enquanto neste ano já são 61.073 para o fundamental e 42.244 para o médio. “A previsão é que este número supere em muito o registrado em 2008, pois as matrículas continuam abertas”, disse Meireles, acrescentando que a ordem do governador Ivo Cassol é levar a educação a todos os cantos do Estado, garantindo vaga para todas as pessoas com idade escolar, por entender que se trata de uma das áreas prioritárias ao desenvolvimento econômico e social.
“Sem dúvidas a educação é prioridade para esta administração, que tem investido cada vez mais na reforma e construção de escolas, compra de materiais e equipamentos, além da capacitação de professores e do corpo técnico-pedagógico para garantir, não apenas a vaga, mas também ensino de qualidade na rede estadual”, enfatizou a secretária Marli Cahulla, observando que os recursos aplicados começam a apresentar seus efeitos gradativamente, por meio das avaliações nacionais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), bem como, nos vestibulares, em que tem sido cada vez maior o número de aprovados da rede estadual, principalmente para instituições públicas, como a Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Pelos números computados até agora, conforme lembrou a secretária Marli, neste ano pelo menos 152 alunos, só de escolas com sede em Porto Velho, conseguiram ser aprovados no vestibular da Unir. Desse total, 111 são da João Bento da Costa, 20 do Instituto de Educação Carmela Dutra, 19 da escola Tiradentes e três da Araújo Lima e Silva.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS