Unir forças – Por Valdemir Caldas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A situação política difícil por que passa o Estado de Rondônia está a exigir de todos os que militam na vida pública, independente de coloração partidária ou ideológica, responsabilidade, maturidade, elevado grau de espírito público e, principalmente, respeito à população.
É preciso mais seriedade, especialmente porque a casa está em chamas e, quanto ela arde, alguém tem que debelar o fogo, antes que ele destrua todas as suas dependências.
Lamentavelmente, não é isso o que se está assistindo. Se, por um lado, faltam bombeiros, por outro, cresce o número dos que pretendem transformar os sonhos dos rondonienses em cinzas, por simples vaidade pessoal.
O povo está decepcionado e cheio de angústias. E os seus representantes, estejam eles postados em que esferas de poder estiverem, têm a obrigação de procurar, no exercício do mandato que lhes foi conferido nas urnas, promover o bem comum e a paz social.
O momento não é de destruir, mas de construir, nem de incendiar, mas de apagar as labaredas, de ajudar em vez de procurar bodes expiatórios.
Os interesses do Estado refletem o somatório dos interesses sociais. Eles não podem, por isso mesmo, serem confundidos com interesses partidários momentâneos, muito menos com ambições pessoais incontroladas.
É preciso que a classe política rondoniense saiba formar uma visão de conjunto e interação dos dados da atual realidade que enfrentamos, para que se possa concluir com acerto sobre as suas verdadeiras causas e formular soluções adequadas.
Os políticos e homens públicos deste Estado precisam ter plena convicção de suas responsabilidades, neste instante, para que, como tem ocorrido noutras latitudes, a pretexto de defender posições partidárias, não concorram para tornar ainda mais nebulosa à paisagem social.
Mais do que nunca, Rondônia precisou tanto da união de seus filhos, quanto agora. Qualquer decisão precipitada e irracional seria considerada uma traição ao direito que tem a sociedade de lutar por um estágio de vida melhor.
Cumpre que todos os rondonienses, sobretudo os políticos e os partidos, compreendem isso. E façam por mostrar que merecemos a oportunidade de desfrutar melhores dias. O momento é de unir forças em benefício do Estado e, principalmente, do seu povo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!