A informação de bastidores sobre a suposta queda de um avião de pequeno porte na tarde de terça-feira (7), está circulando no meio aeronáutico de Rondônia e provocou uma operação de busca e salvamento nesta quinta (9). O avião teria caído no trecho entre o garimpo de diamantes da reserva Roosevelt, localizada na região da aldeia dos índios Cinta-larga em Espigão do Oeste e o município de Pimenta Bueno .
A história do acidente aéreo, não confirmado, surgiu através de um caminhoneiro que trafegava nas linhas da zona rural de Espigão e via rádio amador, teria recebido um pedido de socorro de um piloto que afirmava estar caindo na selva naquele instante, com “duas ou doze pessoas” na aeronave. O motorista disse não ter entendido a informação por causa de interferência radiofônica.
A história se espalhou rapidamente no meio comercial aéreo. Proprietários de empresas comerciais aéreas buscaram contato com suas aeronaves e toda a frota estadual está sob controle. Também não existe registro de plano de vôo no controle aéreo para a região suspeita do acidente.
Não é descartada a hipótese que seja uma aeronave de garimpo, em vôo clandestino de saída das grotas de diamantes da Reserva Roosevelt. Como também pode ser só mais um boato que acabou provocando uma operação de busca e salvamento que não teria encontrado vestígios de acidente.