PARQUE ECOLÓGICO – Promotoria do Meio Ambiente pretende investigar descaso e maus-tratos com animais

PARQUE ECOLÓGICO – Promotoria do Meio Ambiente pretende investigar descaso e maus-tratos com animais

PARQUE ECOLÓGICO – Promotoria do Meio Ambiente pretende investigar descaso e maus-tratos com animais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Parque Ecológico, que está interditado pelo Ibama há mais de dois anos, na semana passada passou por uma “saia justa” em relação ao estado de abandono que se encontra o zoológico, quando um porco do mato (Cateto), foi encontrado em estado deplorável, com o tronco repleto de carrapatos, morrendo um dia depois da reportagem do Rondoniaovivo.com ter denunciado a insensatez quanto aos tratos com animais silvestres em cativeiro.
Em vista do que aconteceu, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deve apurar o que ocorreu com o porco do mato, providenciando uma perícia do animal, que até o início dessa semana se encontrava no freezer do Parque Ecológico. O Ibama deverá acompanhar o desenrolar dos fatos, até mesmo porque a fiscalização esteve no local na última sexta-feira (19).
Na tarde de quinta-feira (25) a assessoria de comunicação do Ministério Público Estadual (MPE) disse para a reportagem do Rondoniaovivo.com que o promotor Átila Augusto da Silva Sales, que estará substituindo a promotora Aidee Maria Moser Torquato (que entrará em recesso), vai estar elaborando ofícios que serão encaminhados na próxima semana para os órgãos responsáveis com relação ao Parque Ecológico, tais como: Prefeitura de Porto Velho e Batalhão da Polícia Ambiental, com o objetivo de levantar informações sobre a morte do porco do mato e o abandono do Parque Ecológico da capital.
De acordo com assessoria do MPE ainda não foi instaurado nenhum processo a respeito do caso, mas o promotor Átila Augusto pretende fazer uma visita no Parque Ecológico para verificar a situação real em que se encontra o local.  Para o caso haverá uma ação conjunta com o Ministério Público Federal, informou a assessoria.
RELATÓRIO DO IBAMA
Após denúncia formulada no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), sobre as condições precárias do porco-do-mato dentro do Parque Ecológico, a fiscalização bateu na sexta-feira (19) e só encontrou um porco, justamente o sadio. Porém no local havia dois porcos e o outro – o que estava doente - havia desaparecido. O porco morto foi encontrado pela reportagem do Rondoniaovivo.com dentro de uma freezer localizada dentro do Parque Ecológico.
Consta de relatório do Ibama, realizado após visitação da fiscalização, que os porcos-do-mato (Catetos) constam da relação de animais remanescentes do zoológico para os quais ainda não havia conseguido destinação e alertou que após ter ciência de que o animal silvestre estava morto o mesmo deve ser examinado e necropsiado para detectar a sua “causa mortis”.

O relatório, porém, adverte que: “(...) Cabe ao Ibama solicitar dos responsáveis pelo zoológico interditado, os procedimentos adotados pelo veterinário no tratamento do animal que foi a óbito, a “causa mortis” e, ainda, se o estabelecimento contava com a presença desse profissional em seu quadro de pessoal. No caso de não satisfeita as exigências da legislação ambiental, medidas cabíveis devem ser tomadas e os responsáveis punidos”.

O relatório foi assinado por Joãoel Veríssimo de Souza, analista ambiental e médico veterinário do Ibama.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS