Fortalecimento do controle social, deliberações dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena ( Condisi), modelos de gestão e iniciativas comunitárias, são alguns dos temas que estão sendo discutidos por gestores de Casas de Saúde do Índio (Casai), Pólos-Base e presidentes dos Condisi de Porto Velho e Vilhena, durante o 'Encontro de Gestão, Participação e Controle Social', realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Brasília.
O evento termina nessa sexta (21) e reúne representantes da Funasa de todo o país. Estão representando a Core/RO na reunião são os servidores: Percival Souza de Oliveira (chefe-substituto do Dsei Porto Velho); José Deir Mota Filho (Pólo-Base de Guajará-Mirim); Milton Santos da Silva (Pólo-base de Ji-Paraná); Mariza Ferreira Barroso (Pólo-base de Humaitá); Jeisi Fernandes (Pólo-base de Cacoal); Ana Célia de Souza (Pólo-base de Aripuanã); e Maria José Trindade (Pólo-base de Vilhena). Também participam do evento, os presidentes dos Condisi de Vilhena, Nelson Mudzie, e Porto Velho, Aurélio Tenharin.
Para o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, Aurélio Tenharin, o encontro é de grande importância, pois, possibilita a integração e o diálogo entre lideranças indígenas e gestores da Funasa. "A reunião fortaleceu o entendimento entre nós e o Governo Federal, a partir deste projeto a saúde indígena vai avançar", afirmou o indígena.
Segundo o chefe substituto da Dsei Porto Velho, Persival Souza, o evento está possibilitando o intercambio entre profissionais que atuam nos Dseis e Casais de todos os estados. Além de discutir e propor mudanças na minuta que regulamenta as ações de saúde e saneamento nas aldeias e nas cidades, em conjunto com o Ministério da Saúde e prefeituras.