Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acre -  Identificado jovem que assaltou evangélica

A delegada Sônia Ribeiro, do Grupo Antiassalto da Polícia Civil (Gecapc), deverá apresentar um jovem de 23 anos à imprensa nessa segunda-feira, ex-presidiário responsável por assaltos no bairro Belo Jardim.

Ele foi reconhecido como autor de um assalto na Travessa da Judia, quando roubou R$ 4 mil da evangélica Lindivalda Rosalina Nascimento de Freitas (30) com um revólver. O assalto, segundo registro, ocorreu às 20 horas do dia 17 de maio. Dona Lindivalda havia vendido um automóvel e, com o dinheiro, pretendia montar um negócio para ajudar o marido no sustento. Um parente seria o suspeito de ter planejado o delito.

No período da tarde, o assaltante esteve no local, mostrando-se interessado em comprar a casa da religiosa. Ficou acertado que voltaria à noite com a esposa, quando o negócio poderia ser fechado com pagamento à vista.

No horário marcado, o acusado chegou e, como sabia que dona Lindivalda estava sozinha em casa, sacou um revólver e anunciou o assalto. Ele estava bem-informado, sabia onde estava o dinheiro. Depois de pegar os R$ 4 mil, fugiu.

Fonte: Jornal a tribuna

Amazonas - Sistema de vigilância permite detectar corte de árvores individuais

A Floresta Nacional do Jamari (RO), que em agosto se tornou a primeira do país a ter áreas licitadas pelo governo federal para manejo sustentável, será controlada com o novo sistema de monitoramento de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o mais detalhado de que o órgão dispõe. A informação é do Globo Amazônia.

O aparelho de Detecção de Exploração Seletiva (Detex) foi desenvolvido para controlar distritos florestais com alto nível de detalhe, identificando atividades madeireiras no meio da floresta. Isso inclui a localização de picadas, pátios para armazenamento de madeira e o sumiço de árvores individuais, atividade conhecida como corte seletivo.

O sistema é o terceiro utilizado pelo Inpe para monitorar o desflorestamento na Amazônia. Já existem o Programa de Cálculo de Desflorestamento da Amazônia (Prodes), levantamento anual da devastação da Amazônia Legal, e o Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que faz uma varredura mais rápida da região - a publicação dos dados é mensal.

O diferencial do Detex é a observação detalhada de extensões menores. Ele coleta imagens de áreas de 20 metros por 30 metros, mais definidas que as utilizadas pelo Prodes (30 m por 30 m) e pelo Deter (250 m por 250 m). As fotografias são captadas pelos satélites sino-brasileiros CBERS e pelo americano Landsat. A utilização de radares aerotransportados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) ainda está sendo estudada.

Fonte: Globo Amazônia - NR  

Roraima - Floresta Nacional de Roraima será redimensionada

Floresta Nacional de Roraima, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), terá sua área redimensionada. Com mais de 2,6 milhões de hectares, a Flona possui parte significativa de sua área sobreposta à terra indígena Yanomami, no Estado de Roraima e a assentamentos do Incra. A medida revela o esforço do governo federal em sanar os conflitos advindos de sobreposições entre unidades de conservação e áreas indígenas ou de assentamentos rurais.

A análise técnica é de que o redimensionamento seja encaminhado como projeto de lei para a Casa Civil e posteriormente para o Congresso Nacional. "A previsão é de que encaminhemos este mês a proposta para o Ministério do Meio Ambiente. Estamos trabalhando numa proposta pactuada. Do ministério ela seguirá para a Casa Civil e esperamos que tramite em regime de urgência no Congresso Nacional", explica o presidente do ICMBio, Rômulo Mello.

Serão excluídas a área da terra indígena e de assentamentos de reforma agrária reconhecidos pelo Incra, que apresentará outra área a ser compensada, onde será criada a Floresta Nacional de Pirandirá, no mesmo Estado, com área prevista de 150 mil hectares.

Segundo o presidente do ICMBio a determinação de redimensionamento vem do Ministério do Meio Ambiente, como forma de sanar os possíveis conflitos existentes com indígenas e assentados do Incra. "O redimensionamento tem como objetivo reconhecer a legitimidade constitucional dos índios e beneficiar os assentados, que poderão buscar créditos agrícolas. Ou seja, beneficiará a todos", enfatiza Mello.

Fonte: AGBio - NR  



Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS