Mais uma friagem chega ao sul da Amazônia provocando aumento de nebulosidade e intensificação dos ventos. A queda de temperatura não será expressiva desta vez.
O tempo já mudou em grande parte do Estado de Rondônia na manhã desta segunda-feira. Os ventos, que estiveram ausentes por vários dias, retornaram com intensidade considerável, com rajadas de até 35 km/h nas regiões de Cacoal e Ji-Paraná, pouco depois das 9 horas. As nuvens também aumentaram confirmando a chegada de uma nova frente-fria a região. A previsão enfocada pelos modelos numéricos na sexta-feira passada, tem fundamento comprovado agora, com registro de chuva na faixa oeste e região de Abunã. Até o período da tarde, o tempo muda também nas demais áreas, com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas até na capital, embora com caráter muito isolado.
Os ventos e a cobertura de nuvens dão a sensação de frio ao entardecer desta segunda-feira, mas os termômetros pouco sofrem oscilações. As temperaturas máximas é que devem sofrer um declino mais considerável em comparação com os dias anteriores.
Outro problema da incursão desta frente-fria está nos focos de queimadas. Só ontem, os satélites detectaram 133 focos de queimadas, a maioria na região de Buritis. Com os ventos fortes, a chance de propagação dos focos já existentes aumenta ainda mais. Até quarta-feira, as possibilidades de chuva no Estado permanecem elevadas, principalmente no norte rondoniense.