Projeto Piloto de Telessaúde será implantado em Vilhena

Projeto Piloto de Telessaúde será implantado em Vilhena

Projeto Piloto de Telessaúde será implantado em Vilhena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Vilhena foi escolhida entre os 52 municípios do Estado de Rondônia para a implantação do “Projeto Piloto de Telessaúde em Apoio à Atenção Básica no Brasil”, do Ministério da Saúde (MS). No próximo dia 18, o secretário municipal de Saúde, Vivaldo Carneiro irá a Manaus (AM) para receber parte dos equipamentos e orientações quanto à implantação do plano.

 

O objetivo do MS é criar uma infra-estrutura de informática e de telecomunicação à distância para o desenvolvimento contínuo dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e, através de multimeios, formar uma rede de instituições para o desenvolvimento de material de teleducação, sistematizar processos de educação em saúde, desenvolver programas de capacitação e promover a inclusão digital dos profissionais da Atenção Básica. O projeto piloto possibilita também estruturar o sistema de consultoria e segunda opinião educacional, prover acesso à rede de fontes de informação para subsidiar processo de decisão clínica, formação e gestão, promover integração entre profissionais das ESF e os gestores do Sistema Único de Saúde (MS) e integração academia-serviço. 

Melhoria - Implantada em vários municípios do país, a iniciativa busca a melhoria da qualidade no atendimento da Atenção Básica do SUS, por meio da qualificação das equipes da ESF, usando a tecnologia para a teleducação e a telessaúde. Desta forma, disse Carneiro, pretende-se alcançar resultados positivos na resolubilidade do nível primário do atendimento em saúde do SUS e, conseqüentemente, na saúde da população.

 

Vantagens - Para o prefeito Marlon Donadon, os benefícios serão inúmeros com o acesso dos servidores da Saúde ao conhecimento especializado, teleconferências, processo de educação permanente, discussões entre as equipes, teleconsulta e telediagnóstico. A idéia é reforçada, segundo o prefeito, pelo fato do Ministério da Saúde incentivar a melhoria no atendimento às populações das regiões mais carentes que não têm acesso regular ao atendimento médico especializado. Outro ponto favorável do projeto é estimular a fixação de profissionais em locais remotos.

Em contrapartida, a prefeitura disponibilizará um espaço apropriado para a instalação do mobiliário adequado e técnico responsável para a manutenção dos equipamentos.

 

Projeto – O “Projeto Piloto Nacional de Telessaúde em Apoio à Atenção Básica no Brasil” abrange, no primeiro momento, nove estados brasileiros: Amazonas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul e envolve também Universidades públicas federais e estaduais.

Com o desdobramento das ações foi elaborado um projeto piloto que prioriza os municípios de fronteira nos estados do Acre (Cruzeiro do Sul), Amapá (Oiapoque), Rondônia (Vilhena) e Roraima (Caracaraí). 

 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS