Mais um fugitivo da Justiça de outro Estado é localizado em Roraima. Desta vez foi o motorista Francisco José Paulino, 53, que atende pelo apelido de “Galego de Cabaré”. Ele estava com mandado de prisão preventiva decretado pela 1ª Vara Criminal da comarca de Juazeiro do Norte (Ceará), desde agosto de 2003.
Ele foi preso quando tentou passar pelo posto da Polícia Rodoviária na saída para o Município de Mucajaí, anteontem, ao ser verificado seu nome no Inforseg (Cadastro Nacional das Polícias).
Galego foi apresentado no plantão do 4º Distrito de onde o delegado plantonista fez contato com a Polinter (Polícia Interestadual) e, na nova consulta, descobriu-se que Francisco José era procurado pela Justiça do Ceará.
Galego confessou o crime e alegou legítima defesa. Contou que o crime ocorreu há 15 quinze anos, quando trabalhava como taxista na cidade de Juazeiro. Explicou que na noite do homicídio a vítima - que não lembrava o nome - pegou seu táxi e pediu que o deixasse em um bairro denominado de Favela.
Ao chegar e parar o táxi, a vítima disse que não ia pagar a corrida e jogou uma faca contra ele. Como não acertou, o elemento tentou atacá-lo com um chute, momento que Galego afirmou ter juntado a faca e desferiu um único golpe na coxa do passageiro. Ele saiu com seu táxi e foi para casa. No dia seguinte soube que a vítima havia morrido da facada.
Dez dias depois ele se apresentou espontaneamente na delegacia da cidade e confessou o crime, quando foi liberado. Passados mais alguns dias, foi à Justiça e novamente depois de ser interrogado acabou liberado. A partir de então, passou a receber ameaças de familiares da vítima e, devido a esse fato, decidiu sair da cidade e veio para Roraima.
O delegado Rodrigo Gomides explicou que ele foi encaminhado para fazer exame de corpo delito e no mesmo dia entregue na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde vai aguardar a decisão da Justiça do Ceará. O delegado afirmou que, apesar de o motorista dizer que o crime ocorreu há mais de 15 anos, a cópia do mandado de prisão diz que o fato se deu em 1998.