Em entrevista nesta quarta-feira (24), o secretário de Educação de Rondônia, professor Edinaldo Lustoza, garantiu o bom funcionamento das unidades de ensino rondoniense, destacando o empenho do governo estadual em reformar as escolas para o retorno às aulas que acontece na próxima terça-feira (31).
“Os alunos rondonienses vão encontrar as unidades em boas condições para o inicio do segundo semestre”, disse o secretário.
Para atender a solicitação das demandas de professores nas escolas, o Estado de Rondônia renovou os contratos emergenciais de 327 professores, incluindo principalmente, às disciplinas criticas como Matemática, Química, Física e Inglês fazendo com que o calendário escolar seja atendido pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc). “Não queremos que os estudantes sejam prejudicados com a falta de educadores”, comentou Lustoza. Segundo ele, durante as aulas não haverá falta de professor nas unidades da rede pública. Sobre o total de escolas, ele informou que o Governo de Rondônia, por intermédio da Seduc, atende aproximadamente 260 mil alunos no Estado, sendo que em Porto Velho o total chega a 79 mil alunos. Lustoza ressaltou que, “além da contração de professores, o Governo também vem recuperando as instalações físicas das escolas, a exemplo do Colégio Samaritana, Branca de Neve e Padre Mário Castagna, o governo iniciou o trabalho de instalação de ar-condicionados”, contou o secretário.
Em todo o Estado estão sendo realizadas 73 obras nas escolas, ainda segundo ele, como pinturas, instalações de nova rede elétrica, hidráulica, reformas de quadras esportivas, abertura de novas salas de aulas. Tem algumas instituições que ainda vão continuar com as reformas, mas o secretário garantiu que nenhuma rede de ensino será prejudicada no aprendizado.
“Por determinação do governador Ivo Cassol, o governo está priorizando a melhoria da qualidade do ensino, garantindo conforto e bem estar dos estudantes rondonienses”, finalizou.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Bancários realizam encontro estadual no interior neste fim de semana
*
Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná será alargada