A segunda etapa será em Porto Alegre com a participação de 201 alunos Senai***
Entre 23 e 28 de julho será realizada a segunda etapa da Olimpíada do Conhecimento 2008 em Porto Alegre, RS. O Senai Rondônia tem 14 alunos participando da competição, sendo três nesta etapa, disputando nas ocupações eletrônica industrial (Allison Rampanelli, de Vilhena), instalação elétrica predial (Maxmauro Schwambach, de Cacoal) e instalação elétrica industrial (Alexandre Macedo, de Porto Velho).
O Centro de Exposições de Porto Alegre sediará a Olimpíada e receberá os alunos do Senai de várias ocupações profissionais e de todas as unidades da federação. Os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades - requisitos essenciais para inserção e permanência do jovem trabalhador no mercado de trabalho.
Para participarem, milhares de alunos das escolas do Senai em todo o país precisam vencer os desafios da etapa escolar. A seguir, os vencedores de cada ocupação disputam em nível estadual e os melhores são classificados para a etapa nacional. A disputa nacional é realizada a cada dois anos em cidades diferentes, para que todos os estados possam acompanhar de perto as inovações pedagógicas e tecnológicas proporcionadas pelo Senai e apresentadas no evento.
No grupo de alunos formado pelos primeiros colocados da Olimpíada do Conhecimento, estão os representantes brasileiros que participarão, no ano seguinte, do Torneio Mundial de Formação Profissional, o Worldskills.
Este ano a competição tem sido realizada consecutivamente em três estados: Santa Catarina (Blumenau) - 10 a 15 de junho; Rio Grande do Sul (Porto Alegre) - 23 a 28 de julho e Paraná (Curitiba) - 11 a 16 de agosto.
Ao todo o torneio de educação profissional reunirá este ano 553 estudantes de cursos técnicos que buscarão o título de melhor do Brasil em 44 ocupações profissionais industriais e três das áreas de comércio e de serviços. Além dos competidores a Olimpíada do Conhecimento tem a participação de mais de duas mil pessoas em programações paralelas e a visita de 80 mil alunos da educação básica de escolas públicas e privadas.
Referência mundial
A educação profissional oferecida pelo Senai tornou-se uma referência não só na América Latina como no restante do mundo, depois que começou a participar do Wordskills, a maior competição internacional de formação profissional, que congrega 49 países, promovendo o intercâmbio técnico e tecnológico.
Os alunos vencedores da competição nacional formam a seleção brasileira para a fase internacional. Em treze participações, o Senai já acumula oito medalhas de ouro, seis de prata, 18 de bronze e 62 certificados de excelência. No ano passado, na competição realizada em Shizuoka, no Japão, o Senai, representando o Brasil, ficou em segundo no quadro de média de pontos, atrás apenas da Coréia e à frente de países como a Suíça, Cingapura, Austrália e o próprio Japão.
Enquanto a educação profissional oferecida pelo Senai registrou essa performance, uma outra pesquisa sobre a educação no Brasil, realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), situou a educação pública brasileira na 76ª posição, num ranking de 129 países.