Amazonas - Aprovada MP que pode aumentar desmatamento na Amazônia
O Senado aprovou nesta quarta-feira (9) a Medida Provisória 422, que, na visão dos ambientalistas, pode aumentar a área desmatada na Amazônia. Os favoráveis ao texto afirmam que a MP apenas regulariza uma situação já existente.
O projeto amplia de 500 para até 1,5 mil hectares a área que pode ser concedida pela União na Amazônia Legal sem licitação. Até 20% desta área pode ser desmatada. Como sofreu alterações no Congresso, a medida volta para a sanção presidencial.
O texto provocou discussões acaloradas no plenário. A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PT-AC), tentou alterar a Medida Provisória por meio de uma emenda excluindo as áreas de florestas públicas da possibilidade de ampliação da concessão. O relator e líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), recusou a proposta.
Contramão
Marina chegou a afirmar que o único objetivo da MP era legalizar a grilagem na Amazônia. “Estamos tornando legais aqueles que se apropriam, que grilam terras. Amanhã uma nova lei poderá surgir e ampliar a área. Estamos indo na contramão de tudo que vem sendo feito no plano de combate ao desmatamento”.
Representante de Roraima, onde existem várias ocupações, Jucá reagiu e negou que a medida vá beneficiar grileiros. “O povo do meu estado não grila terra, é só ocupante de terra pública”. Para Jucá, caberá ao Incra evitar que a lei permita ampliar o desmatamento ao decidir sobre a concessão das terras.
Fonte - Portal amazônia
Acre -Completam sete dias da morte do Integrante do Conselho Estadual de Saúde.
A polícia já conseguiu prender dois, dos cinco suspeitos do crime bárbaro que chocou a capital. Continuam as investigações sobre os cincos acusados da morte do integrante do Conselho Estadual de Saúde José Alexandre Leitão, que foi morto em casa com 17 facadas, torturado e imobilizado com fita crepe.
Vinte quatro horas depois do crime uma testemunha identificou Marcelo Souza da Silva de 23 anos, que esta preso. Hoje pela manhã o delegado Emilson Farias da Silva que não quis gravar entrevista informou a nossa equipe de reportagem que mais um acusado foi preso. Apenas o nome foi divulgado, é César Augusto Araújo de Morais de 31 anos, que teve a prisão decretada e já esta preso. Ainda não se sabe os motivos do crime.
Fonte: TV Acre
Roraima - Motorista embriagado e sem CNH é preso depois de provocar acidente
O eletricista Cleiton Costa Oliveira, 20, foi preso em flagrante após causar um acidente com engavetamento na avenida São Sebastião, por volta das 12h30. Além de estar dirigindo embriagado, o motorista não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Segundo a Polícia Militar, Cleiton seguia pela São Sebastião em um Kadette branco, placas JXT-4042, quando o semáforo fechou, no cruzamento com a avenida Ataíde Teive. Os outros veículos que estavam em sua frente pararam no sinal, mas Cleiton não conseguiu frear e colidiu na traseira do veículo Strada, de cor preta, placas – JXO-2419, conduzido pelo comerciante Israel Mendonça.
Com o impacto, a Strada colidiu na traseira de um veículo Pampa, de cor vermelha, placas JXG-7966, conduzido pelo policial militar Francisco das Chagas Trajano. O acidente causou engarrafamento, o que levou os demais motoristas a violar o local.
Cleiton ainda tentou fugir do local, mas foi contido por populares até a chegada da viatura da Polícia Militar, que o conduziu para o 4º Distrito Policial. O teste do bafômetro confirmou que Cleiton estava embriagado.
De acordo com informações obtidas na delegacia, esta é segunda vez que o eletricista é preso nas mesmas circunstâncias, ou seja, embriagado e sem a CNH. Desta vez, ele foi autuado também por desacato e desobediência.
A fiança de Cleiton foi arbitrada em R$ 2.075,00 pelo delegado de plantão. Até o fechamento desta edição, o preso encontrava-se na delegacia. Caso o valor não fosse pago, ele seria encaminhado ainda à noite para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
Fonte - Folha Web