O coordenador técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Cletho Muniz de Brito, abriu na manhã desta quarta-feira (20), no auditório da Faculdade São Lucas, o Seminário Estadual de Divulgação do Sistema Integrado de Gestão Ambiental em Propriedades Rurais.
De acordo com Cletho Muniz, Rondônia está passando por transformações e o exemplo, são as inúmeras obras que o governo está realizando em toda parte do Estado. A Sedam assumiu um papel de destaque no cenário ambiental, com o apoio do governador Ivo Cassol, que vem reestruturando as unidades do interior, além de contar com uma equipe técnica de alto nível.
“Este Seminário tem como objetivo divulgar o novo sistema que a Secretaria de Meio Ambiente está implantando no Estado, fruto de um convênio assinado entre o Governo de Rondônia e o Projeto de Gestão Ambiental Integrada – PGAI, (Governo Federal) para facilitar o trabalho desenvolvido pela Sedam e agilizar os processos sobre licenciamento ambiental”, informou Muniz.
O coordenador acrescentou que antes, para o produtor adquirir uma carta imagem, ele aguardava até quinze dias ou mais, “hoje com o sistema de digitalização da base cartográfica do Incra, a carta demora no máximo dois minutos para ficar pronta”.
O evento contou a presença dos representantes do Batalhão de Polícia Ambiental, Idaron, Emater, Corpo de Bombeiro, Basa, Incra, Sindicato Rural dentre outros segmentos da sociedade.