ARTIGO: "É Constrangedor!" - Por D. Antonio Possamai

ARTIGO: "É Constrangedor!" - Por D. Antonio Possamai

ARTIGO:

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Graças a Deus iremos receber mais uma vez o sucessor de S. Pedro no governo da nossa Santa Igreja Católica. Sem dúvida é uma bênção não só para o povo católico mas também para todos os que acreditam nos ensinamentos da Papa no que toca à justiça, à solidariedade, no amor. Que seja bem vindo! Entretanto, esta visita vai ser curta. Curta porque tem um objetivo bem definido: abrir oficialmente a Vª CONFERÊNCIA DO EPISCOPADO LATINO AMERICANO E CARIBENHO. Todos nós conhecemos o quanto estas Conferências foram benéficas para nossa Igreja presente neste continente. Apesar de tantas forças que lhe querem impedir a ação profética e missionária, nossa Igreja Católica caminha com muito entusiasmo e com muita criatividade. Basta lembrar o que foram principalmente as Conferências de Medellín, de Puebla e de Santo Domingo. O Espírito Santo se manifestou e fez nascer as Comunidades Eclesiais de Base, a opção pelos pobres, pela justiça, pela paz, pela juventude, por uma Igreja toda ministerial, para apenas citar alguns exemplos. E agora o Papa vem novamente e vai abrir mais uma Conferência. Caminhou-se muito, mas o mal também progrediu. Os rostos de Cristo sofredor aumentaram, e muito; as CEBs estão necessitando de uma forte injeção de coragem e de fidelidade à sua identidade; há uma tendência bastante acentuada de voltar a uma Igreja apenas preocupada com o espiritual com o perigo de esquecer a opção pelos pobres; a estrutura paroquial necessita de revisão; a população urbana agora predomina, para só citar algumas urgências. Bem, e diante de tudo isto, onde fica o constrangimento que deu o nome a este artigo? Explico: o enfoque que está circulando por todo o Brasil está muito distante da razão de ser da visita do Papa. Constrange, e deixa má impressão o enfoque sobre o estilo e a qualidade dos móveis e do apartamento onde o Papa irá pernoitar; a qualidade e variedade da comida com que irá se alimentar; o carro em que vai circular e outros pormenores totalmente desfocados do sentido da visita que nos vai fazer o discípulo de Jesus, pobre e sem casa onde morar, que se alimentava daquilo que os discípulos pescam no mar da Galiléia ou compravam na feira; o sucessor de Pedro, pobre pescador e, provavelmente analfabeto; o seguidor de Paulo, este sim, doutor, mas que fabricava tendas para se sustentar e não ser de peso às comunidades.. Tenho certeza de que Bento XVI ficaria muito mais feliz se a notícia da sua visita enfocasse os grandes desafios que nossa Igreja e nossa sociedade enfrentam para que nosso povo seja tratado com mais justiça, mais dignidade e com mais respeito. Certamente ele se sentiria mais em casa sabendo que sua visita está sendo noticiada como a do bom pastor que quer vida abundante para os moradores desta casa sul americana e caribenha, casa de gente injustiçada, explorada, pobre, sofredora e martirizada. - D. Antonio Possamai, bispo da Diocese de Ji Paraná (RO).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS