Misteriosos objetos que supostamente caíram do céu e abriram buracos de cerca de 50 metros de diâmetro em um sítio intrigam moradores da cidade de Cacoal, no Leste de Rondônia. Uns acreditam que se trata de um meteorito. Outros defendem que é um fenômeno atmosférico natural. Por enquanto, só se pode afirmar que o acontecimento mexeu com a rotina da cidade. Todos os dias, dezenas de pessoas visitam a área do “impacto” -a cerca de 3 km da sede do município.
A TV Rondônia, afiliada da Rede Globo na região, informou que os moradores do sítio afirmam que estavam comemorando um aniversário quando viram três objetos luminosos no céu, há pouco mais de duas semanas. A família não deu importância à visão, porque achou que eram estrelas cadentes. Mas, mais tarde, foram surpreendidos por um enorme estrondo, ouvido por todos os vizinhos. No dia seguinte, foram encontradas três crateras de mais de 50 metros de diâmetro e um rastro de destruição na propriedade.
O estrago foi grande. Além dos buracos, rachaduras na terra foram encontradas em um raio de até 300 metros. Árvores e uma cerca foram arrancadas, e morros de terra de mais 3 metros se formaram. Mas não foram localizados sinais de objetos que possam ter causado a destruição.
Há 11 anos, outro evento gerou estragos muito parecidos. Na época, técnicos explicaram que um meteoro havia se fragmentado e caído na região. Por isso, os moradores acreditam que o evento tenha se repetido. Eles acreditam que o que quer que seja que tenha caído do céu está enterrado e precisa ser escavado.
Os moradores estão assustados e querem que técnicos especializados visitem a área. Como a região é de difícil acesso, no entanto, até agora não há nenhuma explicação oficial para o que aconteceu.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Polícia Ambiental recupera mata ciliar nos igarapés
*
Incra conclui trabalhos para assentamento em Lábrea