O governador Ivo Cassol acompanhado do secretário adjunto da Seapes, Aníbal de Jesus e do técnico José de Jesus, recebeu na tarde desta quarta feira (14), na residência oficial, em Porto Velho, os empresários, Aldo Silva, da empresa Amazônia Eco Biodiesel, o diretor comercial da empresa Biodiesel da Amazônia, Alexandre Azevedo, Eugênio Odilon Ribeiro, da Ciclo Cairu e Marlon Vinicius Braz Costa, diretor comercial do Grupo Masutti, de Vilhena. Eles vieram tratar da implementação de estudos e implantação da indústria do biodiesel em Rondônia, nas cidades de Pimenta Bueno e Vilhena.
*Cassol disse que “o biodiesel vai revolucionar a agricultura familiar de Rondônia, dando alta lucratividade, pois cada família de agricultores irá vender diretamente para as indústrias a matéria prima, o babaçu e o bacuri, que terão aproveitados todos os seus subprodutos”.
*O biodiesel será a energia do futuro e que vai substituir o petróleo, Rondônia será um estado privilegiado por ser totalmente agrícola e composto de pequenas propriedades, o que irá possibilitar a geração de milhares de empregos.
*Atendendo determinação do governador Ivo Cassol, técnicos do Promec estão viabilizando estudos técnicos sobre o bacuri, que é uma palmeira nativa de nosso estado para medir a produtividade de óleo por quantidade de quilos de amêndoas e ainda irá ser utilizada a casca prensada, além de oferecer como subprodutos a ração para engorda de gado em confinamento, porcos e peixes.
*O empresário Eugênio Odilon Ribeiro, do grupo Cairu de Pimenta Bueno, já adquiriu uma indústria que produzirá de 60 a 120 mil litros/dia de biodiesel, gerando milhares de empregos tanto diretos como indiretos e possibilitando também uma fonte de energia limpa e ecologicamente correta.