Promotoria encaminha recomendação a Sedam para coibir irregularidades em reserva florestal

Promotoria encaminha recomendação a Sedam para coibir irregularidades em reserva florestal

Promotoria encaminha recomendação a Sedam para coibir irregularidades em reserva florestal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Promotoria encaminha recomendação a Sedam para coibir irregularidades em reserva florestal O Promotor de Justiça Pedro Abi- Eçab, da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, encaminhou ofício ao Secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM), Agostinho Pastore, recomendando a adoção de medidas administrativas pelo órgão para coibir irregularidades na exploração de recursos naturais na Reserva Extrativista (RESEX) do Rio Pacaás Novos. *Em Informações colhidas durante reunião realizada pelo Núcleo Operacional de Desenvolvimento Ambiental (NODA) de Guajará-Mirim, e por meio de exames de documentos, o Promotor Pedro Abi-Eçab considera que o que se está pretendo implantar na RESEX é um projeto de bases empresariais que outorga a particular à exploração de recursos públicos. Ele ressalta que a Lei 9.985/00 determina que “a exploração comercial de recursos madeireiros só será admitida em bases sustentáveis e em situações especiais e complementares às atividades desenvolvidas”. * O Promotor pondera também que da forma como se encontra planejado e em vias de execução, o projeto de exploração se afasta dos princípios orientadores da criação de reservas extrativistas, destinadas a permitir a vida sustentável das populações tradicionais segundo seus costumes e suas bases econômicas. * De acordo com Pedro Abi-Eçab há inúmeros indícios de fraudes e possível crime, cometido por seringueiros, empresário do ramo madeireiro (além de provável envolvimento de agentes públicos), já que foi firmado contrato de compra e venda de madeiras em agosto de 2003, antes mesmo de concluído o plano de manejo. Ele destaca que os recursos das reservas extrativistas pertencem a ente público, não podendo ser objeto de compra e venda na forma que foi feita. *VEJA TAMBÉM: * Câmara aprova projeto que isenta taxas os usuários da balsa do rio Madeira * Cassol empossa cinco novos diretores nesta quarta: Turismo tem novo superintendente, Idaron novo presidente e Decom novo diretor
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS