ARTIGO - Foi só uma brincadeira! - Por Vanessa de Paula

ARTIGO - Foi só uma brincadeira! - Por Vanessa de Paula

ARTIGO - Foi só uma brincadeira! - Por Vanessa de Paula

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Começo das aulas nas faculdades públicas e mais uma vez pouco se faz para evitar os trotes universitários. A dita “tradição” tem origem na Idade Média e se consolida nas faculdades e universidades, principalmente nas federais. No último dia 12, estudantes da USP se vestiram roupas semelhantes aos policiais do filme Tropa de Elite e iniciaram uma série de “brincadeiras” do tipo: “Tá com nojinho, ‘bixo’? Não vai entrar na lama? Pede pra sair!”. Até aí tudo bem. Muitos jovens gostam mesmo de bagunça. O pior é quando a festa passa dos limites e se transforma em violência. Quantas vezes as emissoras de TV noticiaram casos de morte por conseqüência dessa baderna inconseqüente? A reportagem da revista Isto é, de maio de 2003, mostra claramente como a ESAQ, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, uma das mais importantes campus da Universidade de São Paulo, recebe seus calouros. Humilhação pública; jovens ajoelhados nas pedras, prometendo subordinação aos estudantes veteranos, violência e extorsão. Estas são algumas das pegadinhas realizadas pelos que se dizem universitários. Nos meus anos de escola li nos livros de história algo a respeito dos movimentos universitários em prol de causas realmente importantes. Pena não ter nascido nessa época, onde se lutava para conseguir os objetivos, em vez de estimular a violência. Não estou tentando banir os trotes. Estou defendendo que as brincadeiras continuem, mas de forma saudável. Gincanas e brincadeiras (brincadeiras de verdade!), arrecadação de alimentos e explicações sobre os departamentos das faculdades são muito bem-vindas. Além de situar os calouros na nova realidade, não traumatizam e marcam a vida dos jovens universitários de forma positiva e estimulante para os próximos passos. Vanessa de PaulaAcadêmica do 7° período de Jornalismo da Faro
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS