As cheias dos rios Tarauacá, Purus e Yaco já atingem mais de 3 mil famílias em duas cidades do interior do Acre. No município de Jordão, considerado um dos mais isolados do estado, acessível apenas por avião ou barco, oficialmente 2 mil famílias (cerca de seis mil pessoas) foram atingidas pelas águas, sendo que 800 delas estão desabrigadas.
Considerando uma população de 6.059 (30% de procedência indígena), isso representa que 99% da cidade está debaixo d’água. Seguindo orientação da coordenação estadual de Defesa Civil, o prefeito Hilário Melo (PT) decretou ontem estado de emergência. Na cidade, segundo a defesa civil, quatro casas foram arrastadas pela força da água.
Em Marechal Thaumaturgo, município vizinho, a Defesa Civil ainda faz a contagem do número oficial de desabrigados, sendo que 86 famílias estão em abrigos da prefeitura. O vice-governador, Cesar Messias, comanda pessoalmente a operação de socorro aos desabrigados. Em Rodrigues Alves, apesar da cheia do rio Juruá, ainda não foram registrados desabrigados. Uma forte chuva foi registrada pela defesa civil em todo o vale do Juruá desde a madrugada de ontem, o que pode aumentar ainda mais o volume de água nos rios da região.
*
VEJA TAMBÉM
*
Defesa Civil fica em alerta com subida do rio Madeira
*
Ministério Público questiona estudos de impacto do Madeira