Assim como em anos anteriores, todos os bancos do País fecharão para o público no último dia útil do ano, para realizar seu balanço. Nesse caso, as agências bancárias não terão atendimento nesta sexta-feira e, a tendência é de grandes filas e sufoco até quinta-feira. Durante todo o expediente bancário de ontem, por exemplo, enormes filas se formaram nas principais agências de Porto Velho, desrespeitando a lei estadual 1.455 de 2002, que disciplina normas para o atendimento dos clientes de bancos, fixando limite máximo de espera nos bancos.
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as contas de consumo (água, luz, telefone, gás e TV a cabo, por exemplo) poderão ser pagas normalmente até o dia 2 de janeiro, sem incidência de juros e multas por atraso.
*A tendência é de que o movimento nas agências bancárias deve triplicar nesta reta final de 2006. No entanto, o desrespeito à Lei - que determina o até 30 minutos, em dias normais, e 45 minutos em dia anterior ou imediatamente posterior dos finais de semana e feriados - ainda é crônico na Capital. Há situações em que o cliente fica mais de duas horas na fila esperando por atendimento.
*O descumprimento de alguns bancos fez com que muitos clientes manifestassem o descontentamento quanto ao desrespeito e, inclusive, cobram uma fiscalização permanente das agências bancárias, no sentido de se fazer cumprir efetivamente a lei que trata da fila em bancos. A alternativa para resolver o problema das enormes filas, segundo aponta o sindicato que representa a categoria em Rondônia.