*Visando a demanda de mão-de-obra na construção das duas hidrelétricas do Madeira, a Prefeitura deu início, nesta terça-feira (27), aos preparativos para implementar o Programa Setorial de Qualificação (Planseq’s) cuja principal meta é adotar políticas de desenvolvimento socioeconômico do município, para a geração de emprego e renda. Tema já em discussão com diversas entidades não governamentais, governamentais, sistema “S”, federações, central sindical, parlamentares federais e Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
*De acordo com o coordenador do Planseq’s, Carlos de Oliveira, diretor do Departamento de Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Semdes), o objetivo do programa é dar formação, qualificação e colocação de mão-de-obra.
*Ficou decidido que o curso começa em fevereiro de 2006 e se estenderá até julho de 2008, e não poderá ter menos de 200 horas/aula, em média. Segundo Oliveira, a meta é qualificar 29 mil trabalhadores, sendo 5 mil nos primeiros seis meses das obras, 9 mil do 19º ao 44º mês e 15 mil do 45º ao 72º mês. O objetivo do projeto não é só o de qualificar os trabalhadores, mas também intermediar a colocação deles, através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Balcão de Emprego da (Semdes), visando a ocupação das vagas.
*Por orientação do prefeito Roberto Sobrinho, o projeto de qualificação de mão-de-obra dará preferência a desempregados, que residam no município de Porto Velho ou em Rondônia. “Temos que pensar na inclusão social dos chefes de família desempregados e, ao mesmo tempo, evitar o inchaço da capital com a chegada de mais imigrantes”, enfatizou o prefeito.