Entidades estudantis realizam caminhada na capital pelo movimento “Gasoduto Já”

Entidades estudantis realizam caminhada na capital pelo movimento “Gasoduto Já”

Entidades estudantis realizam caminhada na capital pelo movimento “Gasoduto Já”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foto/legenda: Gasoduto de Urucu pode reduzir 1/5 do custo atual da geração de energia em Rondônia A UERES (União Rondoniense de Estudantes Secundaristas) e a UEE-RO (União Estadual de Estudantes de Rondônia) organizam para esta sexta-feira, 21, na capital, caminhada de protesto pelo movimento “Gasoduto Já”, que mobilizará estudantes, autoridades e ONGs parceiras. O atual presidente da UERES, Israel Trindade, disse que a intenção da caminhada é alertar e mostrar para a população da falta de interesse do governo federal em investir no Gasoduto de Urucu para beneficiar o Estado de Rondônia. Ele disse que o gasoduto irá disponibilizar gás natural para a geração de energia ao sistema não só de Rondônia, mas também do Acre, com capacidade de vazão de 2,3 milhões de metros cúbicos ao dia. “Já foram feitos todos os estudos necessários, já existe licença ambiental para o início das obras, o que mais falta? Vale lembrar que a implantação do gasoduto deve proporcionar redução de 1/5 do custo atual da geração de energia”, disse Jucineide Arrais, presidente da UEE-RO. De acordo os líderes estudantis durante visita a Porto Velho, no final de outubro, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, falou sobre os investimentos de energia em Rondônia, o mesmo citou o caso do gasoduto de Urucu-Porto Velho no Plano Decenal de Expansão de Energia do Governo Federal e havia se comprometido em vir posteriormente ao Estado, no dia 29 de novembro – quando ocorreria uma audiência pública -, para esclarecer a implantação do gasoduto, porém, além de não ter vindo, Silas Rondeau disse que não há meios ainda de viabilizar a obra. Tanto Israel quanto Jucineide acreditam que Rondônia vem sofrendo discriminação regional por parte do Governo Federal, pelo menos, segundo eles, na implantação do gasoduto. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia o gasoduto Urucu Porto Velho é um investimento de R$ 1,2 bilhões, terá 520 quilômetros de extensão e deve gerar três mil empregos diretos e mais 12 mil indiretos. Quando pronto vai substituir o consumo de 1,2 milhão de litros de óleo diesel por dia, representando uma economia de R$ 60 milhões ao ano. A manifestação estudantil tem início a partir das 15h30, na praça da avenida Campos Sales, próximo ao Pronto Socorro João Paulo II, bairro Nova Floresta, com o seguinte trajeto, desce a Campos Sales, entra na avenida Jatuarana e sobe até a entrada do Cohab Floresta, durante a caminhada será realizada panfletagem e buzinaço. As entidades estudantis contam com apoio dos deputados federais: Marinha Raupp, Moreira Mendes, Mauro Nazif, Eduardo Valverde (vice-presidente da Comissão do Gasoduto Urucu), do senador Valdir Raupp e dos vereadores de Porto Velho, Assis Raupp, Ted Wilson e David Chiquilito Erse.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS