ARTIGO - PANTERA, A SEMES E O PCdoB: A MENTIRA TEM PERNA CURTA - Por: Edílson de Oliveira França
* Em abril deste ano publiquei na imprensa local matéria na qual cito o professor Francisco Batista da Silva Pantera um dos dirigentes do Partido Comunista do Brasil - PCdoB, fazendo acusações levianas, motivadas pela emoção em função de ocupar o Cargo Comissionado de diretor do Departamento de Esportes da SEMES e ter sido exonerado do cargo em janeiro de 2006. Confesso que errei, pois fiz acusações severas ao professor Pantera e ao seu partido sem qualquer fundamento, baseado apenas em suposições e intrigas feitas por pessoas que queriam se vingar do referido professor, coisa que só soube posteriormente à publicação da matéria.
* Reconheço que o professor Pantera foi um dos idealizadores da Secretaria de Esporte e Lazer do Município de Porto Velho, tendo sido o seu primeiro secretário, responsável pela estruturação daquela secretaria no período de um ano em que esteve como secretário. Foi também através do trabalho do professor junto ao Ministério dos Esportes em Brasília que foi conseguido o desbloqueio de recursos federais para a construção de 07 (sete) empreendimentos esportivos na capital, inclusive de ginásios de esportes em Porto Velho e nos distritos de São Carlos e Calama. Além destas realizações, neste mesmo período foram realizados os Primeiros Jogos Paradesportivos de Porto Velho, Três Festivais de Praia e o Interdistrital de futebol. Também firmou parceria com mais de setenta entidades da sociedade civil para a realização de atividades esportivas e de lazer, ganhando ainda o prêmio internacional do Dia do Desafio.
* Militei no PCdoB e sempre admirei a conduta ética do Professor Pantera pelo seu caráter e pela forma democrática que atua no partido. Também conheço a história dos 84 anos de luta do PCdoB, sendo um partido completamente identificado com as lutas do povo brasileiro e com a transformação da sociedade rumo ao Socialismo.
* Aqui fica o meu pedido sincero de desculpas ao professor Pantera e aos demais militantes do PCdoB.