AQÜICULTURA - Rondônia busca certificação do tambaqui

AQÜICULTURA - Rondônia busca certificação do tambaqui

AQÜICULTURA - Rondônia busca certificação do tambaqui

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

* Entidades de fomento ao agronegócio vêm trabalhando conjuntamente no sentido de obter o melhoramento genético do tambaqui nos próximos dois anos e conseguir a certificação da espécie produzida em Rondônia. A estratégia tem à frente o Sebrae, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Secretaria de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes). *Os estudos tiveram início em 2005, através de um diagnóstico feito pela Emater, e consolida-se com o passar dos anos. A primeira etapa do programa consiste na avaliação da população do tambaqui, espécie nobre da Amazônia, na tentativa de se identificarem as famílias que compõem os estoques de reprodutores a partir dos dois maiores criadouros de alevinos no centro-sul de Rondônia: as fazendas Boa Esperança e Piscicultura Vale Verde. *No diagnóstico, identificaram-se situações como a baixa sobrevivência (média de 50%), crescimento desigual, falta de padronização no ganho de peso e matrizes de reprodutores com possibilidade de consangüinidade. Isso fez com que “se passasse a dar importância às avaliações genéticas”, informa o pesquisador e oceanólogo Danilo Pedro Streit Júnior. *O estudo leva em consideração, reforça Streit Júnior, “marcadores moleculares utilizados com sucesso na avaliação da diversidade genética dos estoques naturais e cultivados de várias espécies de peixes”. *Com utilização de aparelhos de alta freqüência que identificam, por meio de radar, se faz a coleta de dados para avaliação de reprodutores com vistas a se evitar a consangüinidade, que provoca deformações genéticas. *
SEM ANTIBIÓTICOS
*O melhoramento genético poderá ser atingido dentro do prazo e das condições previstos, sem a utilização de antibióticos, dioxinas e outras substâncias proibidas. São medidas indispensáveis para os criames garantirem espaço no mercado para o principal pescado rondoniense e que foi, em novembro, no município de Cacoal, tema de duas semanas de culinária e turismo denominado Cacoal Sabor 2006, posto em ação por uma série de restaurantes e hotéis. * Além de Pimenta Bueno e Cacoal, no centro-sul de Rondônia, também estão envolvidos no Projeto de Piscicultura dez municípios, entre eles Espigão do Oeste, Rolim de Moura Nova Brasilândia e Alta Floresta do Oeste.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS