Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, o governo de Rondônia realizou, realizou nesta terça-feira (27), a campanha estadual contra a enfermidade. A meta é conscientizar a população para a importância das atitudes preventivas. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) envolveu ações educativas, exames e distribuição de material informativo. A comemoração aconteceu no Espaço Alternativo, em Porto Velho.
O evento contou com diversos serviços. Uma equipe, de médicos e enfermeiros do HB, realizou, na Policlínica Oswaldo Cruz, coleta de material para exame. A Fhemeron fez, durante todo o dia, coleta para exames sanguíneos e a recepção de doadores voluntários de sangue. O dia de combate ainda contou com tendas de atenção à saúde como: higiene bucal, banco de leite, saúde mental, alimentação saudável, hipertensão e prevenção ao câncer.
Em 2006 o Estado atendeu 2.290 pacientes com câncer. Do total, 1.190 do sexo masculino e 1.100 do feminino. A maior incidência de casos de cânceres envolvem: pulmão, próstata, pele, colo do útero e de mama. “O Estado, além da realização de campanhas e apoio aos municípios, é responsável pelo atendimento dos casos de câncer que necessitam de procedimentos de média e alta complexidade. Os serviços são realizados no Instituto de Oncologia e Radioterapia São Pellegrino e no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro”, explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
Exames em todas as regionais de saúde - Para o desenvolvimento das ações, o Estado conta ainda com uma rede laboratorial, credenciados ao SUS, para realização de exames e distribuídos nas Regionais de saúde: Laboratório São Mateus em Ariquemes, Instituto de Prevenção do Câncer de Ji-Paraná, Laboratório Santa Maria em Jaru e Laboratório Vida de Vilhena. Na capital o governo estadual oferece exames no Centro de Prevenção ao Câncer, Citolab, Policlínica Rafael Vaz e Silva, Analisa, Análises Clinicas, Centro Integrado de Diagnóstico e Associação São Lucas.
*
VEJA TAMBÉM:
*
CENA DA CIDADE – Alguns minutos de chuva são suficientes para alagar ruas
*
Patrimônios pede aos comerciantes de sucata que evitem a compra de produtos de furto