*O Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra realizou no último dia 11 de o Seminário “Projeto Quilombo do Santo Antonio do Guaporé”, com o objetivo de apresentar os resultados dos trabalhos de pesquisa realizados no período de 16 à 22 de setembro, no Quilombo de Santo Antonio do Guaporé, Costa Marques- Forte Príncipe Da Beira e no Vale do Guaporé. A expedição teve a participação de 30 alunos pesquisadores do Ensino Médio, sob a coordenação de uma equipe de 5 professores e duas pedagogas.
*O projeto foi desenvolvido em três fases: pesquisa bibliográfica, campanha para arrecadação de roupas, brinquedos, material escolar e de higiene, para posterior doação à comunidade do Quilombo de Santo Antônio e a pesquisa de campo, para coleta de informações e socialização dos resultados para a comunidade escolar.
*Divididos em quatro áreas do conhecimento, os projetos de pesquisa foram desenvolvidos com as seguintes temáticas: o Real Forte Príncipe da Beira - como foi construído; sua utilização pelos portugueses e sua importância histórica para o Estado. A pesquisa foi realizada pelo grupo de História, sob coordenação do Professor Lourismar Barroso.
*O grupo de Biologia, coordenado pela professora Márcia Marques, realizou pesquisas na comunidade com objetivo de coletar dados relacionados às plantas medicinais mais utilizadas pelos quilombolas, a alimentação e as endemias mais freqüentes na área pesquisada.
*A influência da oralidade na escrita foi a temática apresentada pela equipe de Língua Portuguesa, coordenada pelas professoras Mara Cláudia e Márcia Maia, que também realizou a apresentação de teatro para a Comunidade Quilombola. O Corredor Ecológico do Guaporé e sua ocupação geográfica e econômica foi assunto explorado pela equipe de Geografia, coordenada pelo professor Juarez Gomes.
*A programação contou com a participação do ambientalista José Soares Neto (Zeca Lula), que proferiu a palestra sobre o Vale do Guaporé, ressaltando a importância do trabalho social desenvolvido pela escola, junto à comunidade quilombola, além do resgate histórico e valorização da identidade das comunidades tradicionais.
*O Projeto teve o apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Secretária de Estado da Educação- Seduc, da Direção do Carmela Dutra, da Ong Ecovale e dos parceiros: Vivo, Dydyo, Gráfica Imediata, Supermercado Peg-Pag, Rede TV e Livraria Pedagógica.