Palestrando durante o Simpósio Lei Maria da Penha, realizado na tarde desta sexta-feira pela Comissão da Mulher Advogada da OAB-RO, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, disse que a lei 11.340, da qual trata o evento, não dará cabo a violência doméstica no Brasil, já que, segundo a desembargadora, a principal causa da violência no país é a fome.
Fazendo uma análise do número de violência no Brasil, a presidente do TJ disse que mais de seis milhões de mulheres já sofreram ou sofrem algum tipo de agressão. Segundo ela, anualmente, dois milhões de mulheres s?ao espancadas em todo o país, o que no total dá 243 agressões por hora. "O Brasil é o país que mais sofre com a violência doméstica na América", disse.
Analizando a Lei em questão, Zelite Carneiro explicou que a lei é feita para países de primeiro mundo. "Nós não temos sequer albergues para atender as vítimas de agressões. Como a mulher se beneficiará das medidas protetivas estabelecidas na lei", questionou.