A descentralização dos servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para os municípios e a liberação de recursos para execução de obras de saneamento ambiental, foram os principais temas discutidos durante a visita do presidente da Funasa, Paulo Lustosa a Rondônia, no dia de ontem.
*Acompanhado da deputada federal Marinha Raupp e do coordenador regional da Funasa de Rondônia, Josafá Marreiro,Paulo Lustosa esteve no município de Ariquemes,onde reuni-se com os prefeitos da região e com os servidores da Funasa.
*Na oportunidade, o representante da fundação criticou a descentralização dos servidores pelo governo federal, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e afirmou que é preciso fazer uma avaliação desse processo com urgência."Desmantelaram um sistema que funcionava com muita competência. Os indicies demonstram que o número de casos de doenças como malária e dengue são maiores que no passado", afirmou Paulo Lustosa.
*O presidente da Funasa solicitou aos prefeitos a realização de pesquisa nos municípios com todos os envolvidos no processo, principalmente, a comunidade, para que de posse dessas informações possamos solicitar do Governo Federal o retorno do sistema de trabalho anterior, que era executado pela Funasa. De acordo com Paulo Lustosa, a instituição vem pagando toda a conta e não pode cobrar resultados esperados pela população.
*Paulo Lustosa ressaltou o empenho da deputada Marinha Raupp na busca de recursos para obras de saneamento ambiental. Para ele os mais de 60 mil votos representam um sinal de aprovação do povo a esse trabalho. "Marinha é uma parlamentar que acredita no trabalho de prevenção ás doenças, como estratégia fundamental para o desenvolvimento do estado",ressaltou.
*O presidente da Funasa anunciou que a instituição está trabalhando na elaboração de um programa, a ser executado na região amazônica, de combate a todas as doenças endêmicas. Inicialmente esta ação será executada nas áreas indígenas.
*Em Porto Velho, Paulo Lustosa esteve reunido com o prefeito da capital, Roberto Sobrinho, quando foi discutida a liberação de recursos, através de convênios, para obras de saneamento ambiental, visando reduzir os índices de doenças, como dengue e malária, nas regiões localizadas próximas aos canais. O representante da Funasa e o prefeito, estiveram visitando a construção das instalações do Centro de Controle de Zoonoses, onde estão sendo utilizados recursos oriundos da Funasa.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Plenário do TSE mantém perda de 41 segundos na propaganda eleitoral da coligação A Força do Povo
*
Cassol quer reduzir orçamento dos poderes para investir na área social