Consulta ao 5º lote do IR 2007 já está disponível; Receita não confirma

Consulta ao 5º lote do IR 2007 já está disponível; Receita não confirma

Consulta ao 5º lote do IR 2007 já está disponível; Receita não confirma

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Receita Federal do Brasil disse à Folha Online que ainda não liberou oficialmente a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007 (ano-base 2006), mas algumas já conseguem checar se estão incluídas no grupo de beneficiados. Diferentemente do que ocorreu em liberações anteriores, porém, o contribuinte não precisa ter em mãos o recibo de entrega do imposto --são os dez números que aparecem na primeira página da declaração--, basta informar o CPF. Isso ocorre porque a Receita já processou os dados dos contribuintes do próximo lote. A consulta, no entanto, não é garantida. Assim, apesar de estarem na lista, talvez alguns dos incluídos não consigam confirmar sua situação, sendo recomendável verificar novamente no dia em que a consulta oficial for anunciada (na próxima segunda ou terça-feira). Para saber se já teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar na seção IRPF - Consulta declarações entregues e restituição e então em Extrato Simplificado do Processamento. Nesta página, então informar o CPF, o número do recibo (dez caracteres) e o código de segurança pedido (quatro caracteres). A outra opção é selecionar apenas "Restituição do Imposto de Renda" e informar o CPF. O dinheiro estará disponível para saque no dia 15 de outubro e terá correção da taxa Selic no período. Quem não solicitou crédito em conta deverá procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais cidades) e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta ou poupança. Confira o calendário dos próximos pagamentos: 6º lote: 16 de novembro 7º lote: 17 de dezembro Malha fina A Receita Federal também já disponibiliza em seu site a consulta dos retidos na malha fina do Imposto de Renda 2007. Neste ano, a Receita intensificou a fiscalização sobre as declarações das pessoas físicas. O cruzamento de informações e a análise de dados dos anos anteriores dobraram o número de contribuintes que foram autuados após terem a vida fiscal analisada com maior minúcia, a chamada malha fina. Entre janeiro e julho, os auditores fiscais identificaram 208.471 declarações que precisaram ser revisadas e autuadas, um crescimento de 104,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao fazer a consulta, o contribuinte pode checar qual a pendência detectada pelos técnicos da Receita e, se for o caso, fazer uma declaração retificadora para regularizar a situação. Para fazer a consulta, basta entrar no site e clicar na seção IRPF - Extrato Simplificado do Processamento. Na página, então informar o CPF, o número do recibo de entrega (os dez números que aparecem na primeira página da declaração) e o código de segurança pedido (quatro caracteres).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS