*Integrando a programação alusiva aos 91 anos de Porto Velho, a Câmara Municipal de Vereadores entregou nesta quarta-feira, Moção de Aplausos ao escritor amazonense Márcio de Souza. A homenagem requerida pelo vereador José Hermínio (PT), e aprovada por unanimidade, ressalta a importância da obra sob a construção da lendária ferrovia Madeira Mamoré. Segundo Hermínio, ?uma obra que deu visibilidade internacional ao mais importante capítulo da história de Porto Velho?.
*Em seu discurso, o vereador destacou também a biografia de Márcio Souza e sua luta pelas causas da Amazônia em geral.
*Os vereadores Davi Erse, Alan Queiroz, Zequinha Araújo e Kruger Darwich, também usaram a tribuna para tecer elogios e agradecer o autor por ter repercutido a história da construção da ferrovia. Eles ressaltaram o desejo de que a minissérie global baseada na obra do autor estimule o interesse pela preservação do patrimônio histórico.
*O prefeito Roberto Sobrinho parabenizou a iniciativa da Câmara e lembrou a importância da obra sob vários aspectos. ? Além de mostrar ao mundo a mais valiosa página da nossa história, o romance que foi parar nas telas da tevê, despertou principalmente o interesse da população local pela preservação do patrimônio da Madeira Mamoré?.
*Márcio de Souza disse ser esta homenagem inesquecível, mais tocante até do que outras recebidas em vários países e grandes capitais brasileiras. ?Uma homenagem no exterior é importante, em uma metrópole também, mas nada como o reconhecimento fraternal, como o que recebo agora?, disse. A minissérie Mad Maria deve ser lançada em DVD até o final do ano e o livro está traduzido em toda a Europa.
*Após a Moção, Márcio de Souza participou de uma mesa de diálogo com acadêmicos e diretores de instituições de ensino superior, acompanhado dos escritores Marco Teixeira e Yêda Borzacov. Por mais de duas horas, debateram a história de Porto Velho.