Diana Carla Cunha é a primeira acadêmica do curso de odontologia a apresentar trabalho científico no mais importante congresso da área: reunião anual da Sociedade Brasileira de Pesquita Odontológica (SBPqO).
*Pesquisa na área odontológica elaborada pela acadêmica Diana Carla Cunha, do 6º período de Odontologia da Faculdade São Lucas, de Porto Velho, foi destaque em Fórum Científico da 23ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizada na primeira quinzena deste mês de setembro em Atibaia, cidade do interior de São Paulo. *A apresentação de Diana Carla foi acompanhada pelas professoras Eloá Gazola, coordenadora do Curso de Odontologia da Faculdade São Lucas, e Roberta Castro, da disciplina Saúde Coletiva Odontológica. Eloá Gazola destacou a segurança da acadêmica Diana Carla durante a apresentação da pesquisa científica, principalmente porque o Congresso reúne os maiores especialistas na área da Odontologia em toda a América Latina. O Congresso disponibiliza a apresentação de projetos de pesquisa científica e Diana Carla participou na categoria pesquisa de iniciantes em odontologia, com todas as despesas pagas pela organização do evento. Diana Carla Cunha é a primeira acadêmica de um Curso de Odontologia a apresentar projeto de pesquisa científica no mais importante Congresso de Pesquisas Odontológicas. Ela foi avaliada pelo Professor Doutor Rui Opperman, do Rio Grande do Sul, um dos maiores especialistas brasileiros na área de Odontologia.
*“É uma experiência importante, além de ser muito gratificante representar Rondônia e a Faculdade São Lucas num evento dessa envergadura, sobretudo para mostrar que tem gente realizando pesquisas na São Lucas”, disse Diana Carla. Ela também destacou a troca de idéias e de experiências com faculdades de outros estados. “O evento permitiu-nos conhecer projetos que estão sendo desenvolvidos em outros estados, dando-nos a oportunidade de ampliar os conhecimentos científicos e contribuindo para ampliar nosso aprendizado”, acrescentou a acadêmica pesquisadora, salientando a importância do respaldo dado pela Faculdade. “Isso também incentiva outros acadêmicos a se interessarem pelas pesquisas científicas”, assinalou.
*Para a professora Eloá Gazola, o projeto de pesquisa científica, além de mostrar todo o potencial da acadêmica Diana Carla, também projeta a Faculdade São Lucas em nível nacional e internacional, principalmente por ser uma Instituição que apenas está começando na área de pesquisas científicas. “O desempenho de Diana Carla, além de divulgar a Instituição, também representa incentivo para que outros acadêmicos passem a se interessar pelas pesquisas científicas e entenderem que todos são capazes, bastando dedicar-se”, disse Eloá Gazola.
*Diana Carla baseou seu trabalho em aspectos epidemiológicos de candidose oral na população de Rondônia, através de levantamentos realizados durante atendimento a comunidades ribeirinhas dos rios Machado e Preto. O trabalho começou em julho de 2005, a partir de levantamentos de problemas na área de saúde bucal em ambientes não clínicos. O trabalho envolveu, além dos rios Machado e Preto, atendimento a ribeirinhos do Vale do Guaporé e do Baixo Madeira, independente da faixa etária. Diana destacou que a grande maioria das pessoas atendidas não sabia que tinham problemas odontológicos ligados à candidose. “Na verdade, não se consegue perceber, mas é fundamental que haja a prevenção, principalmente em pessoas que usam próteses”, salientou a acadêmica pesquisadora. Diana Cunha foi orientada pelos professores Luís Marcelo Aranha Camargo, da USP, e Roberta Castro, da São Lucas.