*O Tribunal Superior Eleitoral depende apenas da definição sobre a data em que terá início o horário de verão para fixar o momento em que começará a divulgar os resultados do referendo do próximo dia 23 de outubro. Se no dia da votação o país já estiver sob o horário de verão, a população conhecerá os primeiros números somente a partir das 20 horas de Brasília. Caso o governo adie a mudança de horário para o final de semana posterior, o eleitorado já conhecerá os resultados a partir das 19 horas.
*A diferença se explica pelo fato de o Brasil possuir fusos horários diferenciados na região Norte. O Acre, por exemplo, possui duas horas a menos que o horário oficial de Brasília. Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Pará, uma hora a menos, Portanto, ao se encerrar a votação às 17 horas na maioria do país, os eleitores do Acre ainda terão mais duas horas de votação. A legislação não permite que haja divulgação de resultado oficial enquanto ainda houver eleitores na fila de votação, o que obriga o TSE a divulgar os números somente a partir das 19 horas.
* Como a região Norte nunca é incluída no horário de verão, a implementação deste levará a região a ficar três horas atrasada em relação ao horário de Brasília. Com isso, enquanto grande parte do Brasil já encerrou a votação, no Acre ainda faltarão três horas para o encerramento do pleito. Isso faz com que a divulgação oficial, por parte do TSE, somente possa ter início quando os eleitores acreanos terminarem de votar às 17 horas local, que correspondem às 20 horas de Brasília.
* Embora não possa divulgar os índices obtidos pelo "sim" e pelo "não" em resposta ao referendo a partir das 17 horas, o TSE abastecerá os veículos de comunicação com outras informações relativas aos Estados onde já se encerrou o pleito, como, por exemplo, o comparecimento do eleitorado, as seções apuradas, a abstenção, os votos brancos e os nulos. O que não será divulgado a partir das 17 horas de Brasília é o total de votos obtidos pelo "sim" e o total pelo "não".
* As informações foram apresentadas à imprensa e convidados que compareceram ao TSE para formalizar o interesse em serem parceiros da Justiça Eleitoral na divulgação dos resultados. Estiveram presentes e formalizaram a parceria representantes da TV Globo, Globo OnLine, TV Câmara, Terra, BrTurbo, Brasil Telecom e Hicom.