*Os professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) devem entrar em greve na primeira semana de agosto. O indicativo foi tirado durante assembléia realizada ontem, no Anfiteatro Garibaldi Brasil. Os professores, reivindicam, além dos 18% de reajuste salarial para compensar os 145% de perdas acumuladas em 10 anos, a retirada imediata do projeto da Reforma Universitária do Congresso e maiores explicações sobre o projeto das Florestas, que incentiva indústrias a investirem na Amazônia. Na opinião da academia, o incentivo será estendido ao desmatamento na região.
*"Nossa idéia é terminar o semestre atual e não dar início ao segundo. Para não haver a greve seria preciso haver um entendimento nos três pontos da nossa campanha, que não é apenas salarial", disse o professor Wenden Charles, que presidiu a assembléia.
*Para os professores, o Congresso não tem respaldo para votar um projeto importante como o da Reforma Universitária e o projeto sobre Florestas não está claro para a população.
*Outro ponto de luta dos professores é a política salarial do governo federal. "A idéia é não dar reajuste em cima do salário base e conceder gratificações, não aceitamos mais isso", comentou.