*Foi inaugurado no último sábado (09), em Guajará Mirim, o segundo tanque-rede do projeto Unidades Produtivas Comunitárias para Criação de Tambaqui, no rio Guaporé. O projeto em Guajará está integrado à Bolívia, através de uma parceria entre o governo brasileiro e o país vizinho. Esta integração consiste na participação de pescadores bolivianos no desenvolvimento da criação de peixe. A estimativa é que a cada quinze meses sejam produzidos cerca de 56 toneladas de tambaqui.
*O projeto, conforme informou o secretário da Sedam, Augustinho Pastore, é conduzido pela Eletronorte em parceria com a Colônia de Pescadores, com intuito de promover o desenvolvimento respeitando o meio ambiente para crescer de modo sustentável.
*Para o secretário, o peixe nativo tem um grande valor comercial, no entanto, é preciso agregar valores em toda a cadeia produtiva, no processamento e na abertura dos mercados.
*A Criação de Tambaqui em Tanques-rede também já é realidade em Candeias do Jamari, e o próximo município a ser contemplado pelo projeto será Costa-Marques, segundo anunciou Augustinho Pastore.
*De acordo com Pastore, o rio Guaporé apresenta uma produtividade de um grama de pescado por cada metro cúbico de água. Através do projeto a capacidade de produção aumenta em até 135 mil vezes mais, ou seja, 250 quilogramas de peixe por cada metro cúbico de água.
*?Este projeto atende as cinco prioridades do governo federal, que é a geração de emprego e renda, a inclusão social, a segurança alimentar e o respeito ao meio ambiente. Por este motivo fomos vencedores do Prêmio Sebrae 2003/2004?, disse o secretário.