*A Embrapa Rondônia d Porto Velho, realizou painel na última quarta feira direcionada para os pecuaristas de gado de corte onde apresentou parte das atividades do projeto Sistemas e Custos de Produção da Agropecuária Brasileira.
*Para um dos coordenadores do Projeto e pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), Eduardo Simões Corrêa, o painel foi muito produtivo e alcançou o objetivo que é definir o sistema de produção mais representativo do Estado e caracterizando diversos índices como a infra-estrutura média, preço da arroba, controle sanitário, manejo do rebanho e da pastagem e outros.
*Um dos participantes do painel, o pecuarista Orozimbo do Nascimento Neto, proprietário da Fazenda Minas Paraná, localizada em Porto Velho/RO, afirmou que "é importante a preocupação da Embrapa com os pecuaristas e essa reunião despertou na classe produtora a preocupação com o levantamento dos custos".
*Ele ainda ressalta que, com os dados levantados constatou-se que não é possível ter lucro com o atual custo da arroba do boi que está entre R$ 40,00 e R$ 42,00, entretanto os produtores não devem desistir da atividade pois é um ciclo que ocorreu com a pecuária leiteira.
*A perspectiva, segundo Orozimbo é de que no segundo semestre haja uma melhora dos preços e que os dados levantados sejam utilizados para embasar outros órgãos com objetivo de fortalecer a política do setor agropecuário.
*Segundo dados de 2004 da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia, IDARON, a população bovina do Estado é de aproximadamente 10 milhões de cabeças distribuídas nos 52 municípios, sendo que 70% é de pecuária de corte.
*Além da importância de descrever o sistema praticado pelos produtores e estimular a prática de levantamento de custo junto aos pecuaristas, os dados levantados servirão para estimular a classe para tomar decisões e subsidiar as autoridades a melhorar as políticas públicas. Para obter estas informações foram escolhidos para amostragem nos municípios de Dourado e Campo Grande, MS, em Bagé/RS, Porto Velho/RO ainda faltando às cidades de Paragominas/PA e Goiania/GO. Estas regiões, diz o pesquisador, foram escolhidas por serem grandes produtoras de gado de corte e possuírem sistemas de produção distintos.
*A perspectiva é que os dados estejam concluídos e a disposição da sociedade até o final do ano na página da Embrapa Gado de Corte www.cnpgc.embrapa.br .