*A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está realizando, em Porto Velho, uma capacitação gerencial para Multiplicadores em Controle do Tabagismo. O curso está qualificando 51 servidores do interior e da Capital e abrange técnicos e profissionais de nível superior.
*O curso, que teve início na ultima terça-feira e termina hoje, contou com palestras, oficinas e orientações metodológicas. A capacitação debateu temas como Tabagismo com Dependência, Câncer e seus fatores de risco e a implantação de um programa de Ambientes de Trabalho Livres de Tabaco.
*?Os problemas causados pelo cigarro estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, estamos buscando maneiras de minimizar os problemas com o tabagismo através da qualificação de funcionários que serão multiplicadores de informações, mantendo um fluxo contínuo de ações em espaços comunitários como escolas, unidades de saúde e ambientes de trabalho? disse o secretário da Sesau, Milton Moreira.
*Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) mais de 200 mil pessoas morrem por ano no Brasil vítimas de males causados pelo fumo. No mundo, esse número sobe para quase cinco milhões. O MS e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) são parceiros da Sesau na realização do curso.