*Com recursos de, aproximadamente, 500 milhões de reais, por ano, a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) foi criada no governo Fernando Henrique, em 24 de agosto de 2001, para substituir a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).
*Ligada ao Ministério da Integração Social, a nova agência tem o objetivo de implementar políticas e viabilizar instrumentos de desenvolvimento da Amazônia. Além desse, outros como:
*- fiscalizar e atestar a regularidade dos projetos sob sua condução;
*- propor a liberação de recursos financeiros para os projetos autorizados pela ADA;
*- estabelecer diretrizes e prioridades para o desenvolvimento regional;
*- fortalecer as estruturas produtivas da região, a partir da mobilização do seu potencial;
*- promover ações voltadas ao desenvolvimento social na região; dentre outros.
* O Diretor-Geral da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), o economista Djalma Melo, acompanhado de diretores da instituição, fará uma palestra no Salão de Convenções da Casa da Indústria, nesta sexta-feira, dia 17 de junho, das 9h às 11h. O tema será ?A ADA e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia no Contexto de Rondônia?.
* Além dos estados da região norte ? Rondônia, Acre, Tocantins, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima, uma parte do Maranhão também será beneficiado com criação da ADA.
* A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) acredita que somente com projetos consistentes é que Rondônia poderá se desenvolver. É fundamental que os empresários do Estado percebam a importância da agência e trabalhem para realizar projetos importantes para o desenvolvimento sustentável da nossa região, criando mais riquezas e empregos.